GAD Nacional | Atividades Action Days nas Eco-Escolas
Dias de Ação Positiva
As atividades desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas podem e devem ser divulgadas.
Diariamente todas as Eco-Escolas realizam ações positivas pelo ambiente (“hand print”).
Por esse motivo a ABAAE, Programa Eco-Escolas tem este canal aberto para divulgação.
Este é o espaço de publicação de múltiplas atividades que gostariamos de enquadrar em grelha de ODS, pois as escolas, diáriamanete, estão a pô-los em prática.
Publique
Para publicar uma ação/ atividade deve estar registado na página.
Seguidamente, basta preencher a informação solicitada e publicar nova atividade aqui
Inspire-se
Abaixo pode conhecer e pesquisar diversas atividades publicadas:
– por tema
– por ODS
Encontradas 2597 atividades
BazarEco
Os alunos e docentes trazem objetos, livros, plantas, etc, para a troca por outros produtos que estejam disponíveis O objetivo é a reutilização.
Invasora. pt – workshop
No passado dia 18 de março, os alunos do 8.º ano participaram numa oficina de trabalho sobre espécies invasoras, exóticas e infestantes em Portugal. A sessão foi dinamizada pela cientista Doutora Ana Nunes, do Centro de Ecologia Funcional, a convite das professoras responsáveis do programa Eco-Escol …
Alimentação saudável e sustentável
Recolha de frutas e alimentos não perecíveis, para confecção de salada de frutas para todos os alunos e doação de alimentos ao GMASA
Verdadeira economia circular
Os alunos recolheram embalagens de plástico e de metal, após a entrega nas máquinas de recolha dos supermercados, a verba foi utilizada para a aquisição der sacos de substrato para iniciar a horta biológica
Plantação de árvores autóctones no Pinhal de Leiria e remoção de espécies invasoras
Os alunos procederam à remoção de acácias, de seguida, procederam à plantação de pinheiros mansos num dos talhões da câmara
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos
A Escola Básica de Palmeira, mais uma vez, aderiu à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos através da dinamização de diversas iniciativas envolvendo a equipa Eco-Escolas e o Clube de Ciência Viva, nomeadamente: Realização de uma Campanha de Recolha de Embalagens Alimentares para as associações “V …
Repensar, Reduzir e Reutilizar – Plástico, NÃO!
Ao conversar com os alunos acerca da chegada da festividade e tradição cultural da elaboração de um saquinho/cesto para o Pão por Deus foi sugerido às crianças que o mesmo fosse feito de forma a ser usado/reutilizado o ano todo. Com o apoio da autarquia, cedendo os sacos de tecido, as crianças decor …
Plantar Ideias – Crescer com as árvores
As turmas P2A, P2B e P2C do 1.º ciclo da EB Ponte de Lima plantaram, na tarde de dia 15 outubro, três árvores no recreio da escola.
Ideas for Sustainability
A interatividade aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus + KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education “Art for Heart´s Sake”, que envolve 6 escolas de diferentes países: Croácia, Espanha, Inglaterra, Letónia, Polónia e Portugal. “Art for Heart’s Sake” é um proje …
Espécies Invasoras VS Espécies Autóctones
Ao longo do ano letivo de 2023-2024, na Escola Secundária de Estarreja, foram desenvolvidas várias ações, no âmbito do programa Eco-Escolas em parceria com o município de Estarreja, educando para a necessidade e urgência de ações de eliminação de espécies invasoras e para a preservação e regeneração …
“Mãos à Plantação” | Plantação de espécies autóctones no Eco-Parque de Estarreja
11ºF | No âmbito do seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11ºF, acompanhados pela sua DT, Cristiana Pata, abraçaram o Eco desafio proposto pelo município de Estarreja em articulação com o Programa Eco-Escolas, de procederem à plantação de árvores autóctones da floresta portuguesa – …
METAGLUTÃO
10ºF | Um projeto articulado entre as diferentes disciplinas do curso de Metalomecânica que promoveram a reflexão sobre a necessidade de mudanças de comportamentos que levem à redução da produção de resíduos plásticos e a necessidade de preservação dos rios como proteção da biodiversidade e do …
You must be logged in to post a comment.