GAD Nacional | Atividades Action Days nas Eco-Escolas
Dias de Ação Positiva
As atividades desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas podem e devem ser divulgadas.
Diariamente todas as Eco-Escolas realizam ações positivas pelo ambiente (“hand print”).
Por esse motivo a ABAAE, Programa Eco-Escolas tem este canal aberto para divulgação.
Este é o espaço de publicação de múltiplas atividades que gostariamos de enquadrar em grelha de ODS, pois as escolas, diáriamanete, estão a pô-los em prática.
Publique
Para publicar uma ação/ atividade deve estar registado na página.
Seguidamente, basta preencher a informação solicitada e publicar nova atividade aqui
Inspire-se
Abaixo pode conhecer e pesquisar diversas atividades publicadas:
– por tema
– por ODS
Encontradas 2601 atividades
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do desafio “O Mar Começa Aqui”
Após ter sido lançado o desafio “O Mar Começa Aqui” pela equipa Eco-Escolas, os alunos do 6.º ano da Escola Básica Vasco Santana deram início ao projeto, sob a orientação da docente de Educação Visual, Paula Serrano, demostrando entusiasmo. Na primeira fase do projeto, os alunos foram sensibilizados …
Vida em Perigo!
Através de pesquisas, os alunos tomaram consciência do elevado número de animais em extinção, ficando a conhecer alguns. As espécies ameaçadas estão em risco devido a fatores como a perda de habitat, a caça furtiva, as espécies invasoras, a poluição ou alterações climáticas. Um grupo de alunos, atra …
Gincana da Reciclagem
Foi preparada uma gincana da reciclagem, fazendo-se um percurso com vários obstáculos que teriam de ser contornados. Os alunos, divididos em equipas, teriam, de no menor tempo possível e sem erros, contornar os obstáculos e colocar as embalagens no ecoponto correto.
Dia da Terra – Dia Eco-Escolas EB 2,3 Júlio Brandão, AECCB
Os alunos foram desafiados a ilustrar um cartão com o ODS à sua escolha. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos pesquisaram sobre o ODS escolhido e apresentaram à turma. Exploraram também os seguintes vídeos: Visualização do vídeo “NaturNow”: https://youtu.be/-S14SjemfAg Exploração dos 17 …
Kit Energias Renováveis na aula
Ambiente Eco-Escolas, e no âmbito do Dia Mundial da Terra as turmas 5B, 5C , 5D, 5E, em Educação Tecnológica, no contexto curricular da sala de aula, usufruíram de sessões experimentais do Águeda Smart City Lab , em foco atividades experimentais 5R, versando as Energias Renováveis… ao encontro do Ec …
Construção de Comedouros e ninhos para aves
Foram recolhidos embalagens tetrapack e convertidas em comedouros. Neste sentido, foram decoradas as embalagens, pelos alunos no pré-escolar, com cores atrativas e vistosas. Foram, ainda, recolhidas cascas de laranja para a construção de comedouros biodegradáveis. Os comedouros resultantes foram esp …
Action 2 -Detetives na Natureza
Os alunos deslocaram-se ao jardim do colégio a fim de observarem e desenharem uma flor à sua escolha para que depois em conjunto a pudessem identificar, ver as suas características e locais onde se podem encontrar. No final será feito uma compilação de todos os trabalhos elaborados pelos alunos.
Festa Verde-Dia da Terra
No JI/ EB do Prado em Vila Real comemoramos o Dia da Terra com uma festa verde. Todas as crianças/alunos, professores e funcionários vestiram-se de verde para homenagear o nosso planeta. Estava previsto libertarmos uma águia recuperada no Hospital Veterinário da UTAD mas por ter chovido muito de noi …
Dia da Terra – Temos que ajudar o Planeta
Após visualização da história ” O Planeta Terra ” de Todd Parr, conversamos em grupo sobre o que poderíamos fazer para ajudar o planeta. Surgiram várias ideias : reciclar materiais e fazer um cartaz para chamar a atenção das pessoas sobre os problemas da Terra.
Plantas aromáticas
As crianças do JI da EB do Prado reconheceram plantas aromáticas através do cheiro e decidiram colocá-las em vasos que irão decorar para oferecerem às mães no dia da Mãe. Utilizaram adubo biológico produzido na escola através do processo da compostagem.
À procura das autóctones
Sair do recinto escolar. Entrar na, ainda, mancha florestal que ladeia a escola para identificar plantas autóctones, foi o delírio dos alunos. Foi o libertar de energias, o sentir os aromas e a serenidade da floresta. Foi o enriquecer os conhecimentos e partilhar saberes. Identificaram muitas, mas a …
You must be logged in to post a comment.