Objetivo
Sabendo que mudamos o que conhecemos, a turma do 11ºC, no âmbito do seu projeto DAC (disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A) inscreveu-se na atividade do PEM do Município de São João da Madeira “Projeto Living Rivers”. Este projeto é financiado pelo programa ERASMUS + e coordenado pela ONGD Rosto Solidário. O seu objetivo principal é sensibilizar as comunidades escolares e locais sobre a importância da preservação e proteção dos rios, utilizando metodologias inovadoras, como aplicações de telemóveis, plataformas online, jogos de tabuleiro, escape rooms e workshops.
Número de participantes
24Descrição
foram realizadas duas sessões com os alunos. Na primeira, em dezembro, foi explorado um jogo de tabuleiro como forma de sensibilizar os intervenientes para a preservação dos rios e mostrar como diferentes partes da sociedade, com interesses às vezes conflituosos, podem colaborar para proteger os rios. Na sessão seguinte, em março, foi realizado um workshop sobre “Gestão e ciclo da água” que aprofundou a temática da escassez de água e da preservação dos rios. Durante o workshop, os participantes simularam os papéis de diferentes setores da sociedade (barragens hidrelétricas, cidadãos, setor agrícola, industrial e hoteleiro) e entenderam como todos têm responsabilidades tanto nos problemas como nas soluções associadas à falta da água. Partilhamos de seguir alguns testemunhos dos alunos participantes no projeto.
1° testemunho: “O projeto Living Rivers foi uma experiência muito interessante e envolvente, que nos permitiu compreender melhor a importância da água para a vida no planeta. Através das atividades realizadas, conseguimos perceber o impacto direto que as nossas ações têm nos rios e na preservação dos ecossistemas aquáticos.”
2° testemunho: “No jogo do tabuleiro, a dinâmica foi interessante porque conseguimos ter uma noção de todos os problemas que as sociedades juntamente com o rio enfrentam. Havia quatro representantes de áreas diferentes: a Empresa, a ONG, o Cidadão e o Governo e todos tinham a função de ajudar o máximo que pudessem o rio para que este não ficasse destruído. Ao fim do jogo conseguimos perceber que o rio só fica “saudável” se todos contribuirmos para o bem maior – preservá-lo. Relativamente à assembleia, onde havia a discussão de ideias e, na qual estavam representados o governo, o povo, a hotelaria, os representantes da barragem, a indústria têxtil e a agricultura, sentimos que foi uma atividade bastante útil, pois pudemos ter outra perceção do que é a realidade, e do que se passa no governo. Percebemos que nem sempre é possível chegar a um consenso pois muitas vezes nem todos estão de acordo.”
Avaliação/impacto
3° testemunho: Participar na atividade Living Rivers foi uma ótima experiência, pois tivemos a oportunidade de refletir sobre o impacto direto que os nossos hábitos têm nos rios e ecossistemas ao nosso redor. Durante a atividade, pudemos ver como pequenas ações fazem a diferença, principalmente se todos nós colaborarmos. Mais do que simples jogos, o projeto Living Rivers foi uma aprendizagem profunda sobre sustentabilidade, respeito pela biodiversidade e o papel essencial dos rios na manutenção da vida. Além disso, a interação com todos os “jogadores “foi bastante divertida. Nem todos partilhávamos a mesma opinião, mas sim o mesmo desejo de mudança e preservação da natureza, pelo que juntos, formando uma comunidade forte, cada um pôde-se sentir responsável por fazer a sua parte. Saímos desta experiência com um olhar diferente sobre a importância da água e dos rios para o equilíbrio do planeta. Recomendamo-la a todos os que se queiram envolver numa causa significativa e sentir, na prática, o impacto positivo da conscientização e da ação coletiva. Nestas atividades pudemo-nos aperceber da importância do debate para resolver assuntos importantes para o mundo, o que vai além daquilo que está nos nossos conhecimentos escolares. A partir do debate pudemos observar diferentes perspetivas de como funciona o consumo excessivo de água quer por parte de grandes empresas quer pela população. No fim do mesmo conseguimos entender de que forma o uso excessivo de água pode causar consequências para o mundo e sentimo-nos sensibilizados para fazer diferença.
Com o jogo de tabuleiro pudemos concluir que para cada ação existe uma consequência e isso vai-se refletir nas águas e na comunidade, pois trabalhamos como um todo para a saúde das águas e aprendemos que se uma parte da população não colaborar as águas ficarão poluídas. Concluímos assim que estas atividades foram importantes para a aprendizagem de maneira divertida e eficaz fazendo-nos refletir sobre a importância da água no dia a dia.”



