Objetivo
Alunos, professores, assistentes administrativos e assistentes operacionais, reuniram-se em espaço próprio da escola para assistirem ao descer da Bandeira Eco-Escolas a meia haste, símbolo da nossa manifestação a favor da tomada de medidas que revertam o processo das alterações climáticas.
Número de participantes
550Descrição
Às 11:05 as escolas param e alunos, professores, assistentes administrativos e assistentes operacionais, reuniram-se em espaços próprios das escolas para assistirem ao descer da Bandeira Eco-Escolas a meia haste, símbolo da nossa manifestação a favor da tomada de medidas que revertam o processo das alterações climáticas.
Na escola sede, os alunos assistiram a um discurso inspirado pela ativista sueca, discurso que foi enriquecido com palavras do diretor do nosso agrupamento, sendo assumido um compromisso da escola para com o ambiente pela voz da professora Aldina Martiniano.
Na EB Júlio Dinis, ao longo da manhã, um grupo de alunos foi ainda dotar as salas de aulas com recetores de lixo diferenciado. Agora há menos motivos para não fazer a separação do plástico/metal e papel na escola. Também neste período, grupos de alunos da turma D do 8º ano, passaram pelas salas para mostrar um curto filme da jovem ativista mundialmente conhecida, Greta Thunberg. Durante o dia, os alunos foram convidados a escrever os seus compromissos no mural criado no átrio da escola e a resposta destes foi grande. Ainda no período da manhã foi necessário anexar novos painéis devido há falta de espaço.
Avaliação/impacto
As atividades planeadas e executadas a 27 de setembro tem uma avaliação muito positiva e revelaram grande impacto na comunidade através das ações dos alunos. Como evidências, grande parte dos professores referiram que os alunos levaram o tema para as salas de aula após ter assistido ao discurso/colocar a bandeira a meia haste e quiseram trocar ideias com os professores. Outra evidência da participação e respeito pelo tema foram as mensagens recebidas no mural de ação climática. Os compromissos apresentados por alunos e não só, revelam atitudes sérias de compromissos para com o ambiente, não se tendo registado qualquer tipo de mensagem menos própria.
Ainda é cedo, mas a colocação de caixotes para o papel e plástico nas salas revela-se até ao momento mais eficazes. Um grupo de alunos sugeriu criar um sistema de controlo para verificar se os alunos estão a fazer a reciclagem. Comprometeram-se a verificar pontualmente estes recetores e colocar uma bola em papel autocolante (espécie de selo) verde ou vermelho nos recetores destes resíduos e de acordo com a sua utilização.
Os coordenadores do Programa Eco-Escolas, foram solicitados por professores da escola para apresentar sugestões de trabalho ligadas ao ambiente para trabalhar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, evidência de um compromisso cada vez maior.