Objetivo
Sensibilizar a comunidade educativa para as consequências das alterações climáticas e para a necessidade de agir já no combate às mesmas.
Sensibilizar para a mudança de certos comportamentos do dia-a-dia para a redução da pegada carbónica de cada um.
Número de participantes
450Descrição
Na passada sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019, a Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, uniu-se em nome da causa das alterações climáticas.
Em vez de uma greve dos alunos, tanto estudantes como professores realizaram atividades referentes ao ambiente, com a bandeira do Eco-escolas a meia haste, simbolizando o luto pelo ambiente. A atividade em que se verificou mais adesão foi a caixa de sugestões com pequenas ações para diminuir a pegada ecológica.
Foi um dia especial, que deveria repetir-se mais vezes, já que é importante sensibilizar que parte de cada um de nós tomar medidas para manter a Terra um planeta sustentável.
Catarina Pinto Nunes, N.º 6, 9.ºB
Avaliação/impacto
As atividades promovidas (bandeira a meia haste, leitura do poema “A Forma Justa” de Sophia de Mello Breyner pelas turmas, recolha de sugestões para reduzir a pegada carbónica no polivalente, recolha de elementos da natureza para escrever “Faz pelo no Clima” num espaço exterior visível à comunidade, limpeza da escola e cartazes alusivos ao tema, entre outras) tiveram um impacto muito positivo. A comunidade educativa “vestiu” a camisola verde e associou-se a esta causa. “Faz pelo Clima” foi o lema que chegou a todos e que não deixou ninguém indiferente.