Objetivo
- Extrapolar o modo como a desflorestação e as invasões biológicas afetam o equilíbrio dos ecossistemas.
- Motivar a Comunidade Escolar para um comportamento cada vez mais corporativo para com o ambiente.
Número de participantes
101Descrição
O Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, pretende celebrar a conservação das florestas naturais da Península Ibérica e a promoção das espécies de árvores do nosso território.
No nosso país, a maior parte das florestas naturais desapareceu ou está já muito alterada, pelo nunca é demais relembrar a importância destes bosques, em termos ecológicos, económicos e sociais.
Ao longo dessa semana realizou-se, com os alunos do 8º ano de escolaridade, a plantação de espécies da floresta autóctone portuguesa (carvalho, ácer e loureiro), em diversos locais do jardim da Escola Sede, sensibilizando os participantes para a sua importância.
Ao longo do mês de janeiro, as turmas envolvidas elaboraram um cartaz cada uma e alusivo à atividade para exposição no FAPAS.
Os alunos têm vindo a monitorizar, mensalmente, as árvores plantadas de forma a informar, até maio, o FAPAS do sucesso da plantação, preenchendo a Ficha de Monitorização.
A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.