Objetivo
Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais causados pelo FOGO – os incêndios;
Divulgar algumas medidas/ações a tomar para resolver ou diminuir as consequências nefastas sobre o ambiente;
Aprofundar os conhecimentos científicos e ajudar a refletir sobre estas questões ambientais;
Criar nos jovens hábitos de cidadania;
Proteger os animais e as florestas;
Colaborar em campanhas de limpeza de florestas;
Participar em campanhas de educação ambiental na escola.
Número de participantes
50Descrição
No âmbito do Programa – O Circulo Mágico, promovido pela Câmara Municipal de Loures, com o tema FOGO. Os alunos das turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico das turmas do 7º E e 8º F da ESJCP alertam para as notícias preocupantes sobre as consequências dos incêndios em Portugal, ocorridos desde 2020, sua repercussão na desflorestação e morte de animais dos abrigos do “Cantinho das quatro patas” e “Abrigo de paredes” em Santo Tirso.
Fonte:https://jra.abaae.pt/plataforma/fotografia/os-incendios-do-passado-alertam-o-futuro/
Os incêndios e desflorestação, mote das ecocampanhas de cariz ambiental realizadas e divulgadas na escola, marcam também o início dos Global Action Days 2021. Estas pretendem inspirar e motivar todos elementos da comunidade escolar e educativa bem como todos os nossos parceiros a estarem mais atentos aos seus comportamentos e ao ambiente que os rodeia e que se tornem cidadãos ativos pela Terra!
Sensibilizados os alunos deram início às ecocampanhas elaborando um póster e flyers sobre os incêndios e a desflorestação. Os flyers foram distribuídos aos vários elementos da comunidade escolar para informar e sensibilizar sobre esta temática. Os trabalhos foram expostos no átrio principal da escola para conhecimento da comunidade escolar. Estiveram diretamente envolvidos 50 elementos entre os quais, alunos, professores e auxiliares de educação. É igualmente esperado que que todos desenvolvem um compromisso com a proteção da qualidade do ar.
Os alunos procederam previamente a pesquisas na internet sobre incêndios em Portugal ocorridos desde 2020. Como complemento, foi delineado um trabalho prático que envolveu as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática, norteado a partir de “A reprodução do carvalho é feita através da bolota sendo de interesse realizar e analisar a germinação e o crescimento inicial das jovens árvores.”
Os alunos procederam à planificação e realização de uma atividade experimental, em contexto real, semeando bolotas de carvalho-alvarinho, também conhecido por carvalho-roble (Quercus robur L.), pertencente à Família Fagaceae. Apesar de não ser uma planta autóctone da região onde se situa a escola, irá certamente contribuir para o aumento da biodiversidade do jardim da escola, o Jardim Alexandra Alpha (JAA). Dado que os alunos frequentarão a escola até ao 12º ano, poderão continuar a acompanhar o crescimento dos carvalhos alvarinhos, dando continuidade ao projeto.
Avaliação/impacto
Excelente, quer pela motivação, empenho e participação ativa dos alunos orientados pelos professores de Ciências Naturais e de Matemática, como também pelos restantes elementos da comunidade escolar/educativa, pelos gostos nas redes sociais e mensagens transmitidas. Esta atividade enriqueceu bastante a escola.