Objetivo
Descobrindo a vida animal e vegetal do recinto escolar.
Sensibilizar para as espécies autóctones, para os animais em perigo ou doentes e seus procedimentos.
Ativar colaboração com entidades externas nas aprendizagens significativas .
Número de participantes
68+ 6 agentesDescrição
Antes do Dia da Terra, na semana anterior, um grupo de alunos do 1º ciclo e do clube Eco escolas exploraram mais o espaço exterior do recinto escolar com a colaboração da coordenadora e outros docentes. Nessa exploração encontraram-se espécies doentes que foram entregues ao CRASSA , tiraram-se fotos, identificaram-se espécies vegetais, inspirou-se Natureza e conversou-se muito.
Aproveitou-se e fez-se recolha e separação de lixo no recinto com os alunos mais velhos.
No dia 22 abril os agentes do SEPNA e do CRASSA em colaboração com a coordenadora do Programa deslocaram-se à EB1 da escola sede e À sala da Educação pré escolar e em cada sala mostraram 3 animais, entre eles uns semelhantes aos entregues anteriormente ( ouriço e a coruja), conversaram com as crianças e libertaram os animais no seu habitat natural que é o habitat como do recinto escolar.
Avaliação/impacto
Estes contactos orientados com a Natureza, sem a pressão de avaliação, e o contacto com animais e outras entidades têm sempre um fortíssimo impacto no tempo e nas aprendizagens emocionais e significativas que vão ao encontro dos ODS.