Objetivo
Incentivar as crianças/jovens a contactar e a contemplar a natureza.
Explorar os vários espaços do jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, permitindo experiências multissensoriais, essenciais para um efetivo desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico.
Potenciar aprendizagens diversificadas, num ambiente diferente, que estimula a participação de crianças/jovens com necessidades específicas.
Número de participantes
8Descrição
Esta visita-oficina presencial, dinamizada sob orientação das monitoras Ana Manta e Susana Varatojo, decorreu hoje, dia 12 de maio, no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian.
Oito alunos da Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Vasco Santana, sairam pela primeira vez, desde o início da pandemia, do recinto escolar para realizarem uma visita de estudo a um dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa. Acompanhados pelas docentes e por uma das funcionárias da UAE, observaram cuidadosamente a natureza, contemplando as suas formas e cores, apanhando folhas e pequenos galhos que fomos encontrando ao longo do trajeto, tocando e experenciando as texturas e odores, das várias espécies de plantas existentes. Houve ainda tempo para observar os patos, pombos e formigas que passeavam pelo jardim. Com o calor que se fazia sentir, recolhemos ao interior, onde cada aluno “construíu” o seu próprio ninho com massa de modelar, colocando no seu interior alguns dos materiais recolhidos durante o passeio. Os mesmos poderão ser pintados e redecorados quando secarem.
A biodiversidade no jardim e no espaço envolvente é imensa, pelo que os alunos (e não só) adoraram a experiência!
Avaliação/impacto
Foi uma experiência muito enriquecedora. Depois de dois anos de pandemia, foi muito gratificante voltar a ver os nossos alunos felizes e em contacto com a natureza!