Objetivo
- Promover a diversidade genética de leguminosas na Europa
- Estabelecer e testar uma abordagem descentralizada para a conservação, partilha e valorização dos recursos genéticos
- Contribuir para melhorar a biodiversidade na Europa e melhorar a nutrição através de dietas saudáveis que incluam leguminosas
Número de participantes
93Descrição
As leguminosas promovem a biodiversidade, melhoram a fertilidade do solo, têm baixa necessidade de água e são altamente resistentes a doenças e pragas. Também são excelentes fontes de proteínas debaixo custo, proporcionando ganhos ambientais e de saúde. A importância da leguminosas e a inovação desta experiencia europeia despertou nos alunos muito interesse em participar no Projeto Increase.
Os feijões foram enviados pela universidade de Ancona, Itália e recebemos feijões do Panamá, croácia, Jugoslávia, Itália e Espanha que são identificados por uma letra e um número e são semeados em fileiras com a respetiva identificação.
Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo cuida dos feijões de um pais: retiram ervas, regam, registam a data da sementeira, data da germinação, cor e forma da folha, cor da flor, cor do fruto, data da colheita. A sementeira dos feijões realizou-se no dia 20 de maio.
Esta experiencia europeia de cidadãos cientista desperta interesse nos alunos, por toda a envolvência e pelo rápido crescimento dos feijões. Todos os dias há novidades no feijoal.
Avaliação/impacto
A Envolvência dos alunos neste projeto é excelente.