Aves de Monsanto – qual a vossa árvore?

Aves de Monsanto – qual a vossa árvore?

Objetivo

No âmbito de uma saída de Forest School, a  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) foi contactada no sentido de dinamizar uma sessão de birdwatching.

A ação “Aves Portuguesas e seus habitats”, foi realizada em Monsanto, no dia 2 de Maio de 2024, e visou apresentar as aves da região, com identificação das suas principais características e das árvores onde estas se alimentam, nidificam e interagem com o restante ecossistema.

Número de participantes

30

Descrição

A Forest School dos alunos do 4ºano (secção Portuguesa e secção Francesa) no dia 2 de Maio foi diferente. Sob orientação da bióloga da Sociedade Portuguesa para o Estudo das aves (www.spea.pt), foram identificar as aves que vivem em Monsanto e as árvores onde estas se podem encontrar.

A bióloga Carolina B. mostrou fotografias das aves, evidenciando as suas principais características, e as crianças, usando os binóculos disponibilizados, procuraram e encontraram algumas.

De seguida, puderam desenhar, fazer colagens e ilustrar as  aves e respectivas árvores.

A SPEA ofereceu, ainda, lupas, para que os alunos pudessem explorar o meio com maior detalhe.

Aproveitando a localização e a existência de andorinhas, a professora do Forest School, Sabine P., através de um conto e pequeno teatro, abordou o tema das aves migratórias e relacionou as alterações climáticas a algumas mudanças no habitat e nas características e ciclos destas aves.

Avaliação/impacto

Os alunos conseguiram avistar algumas das aves estudadas e relaciona-las com as árvores onde estas mais se encontram, identificando as razões associadas à escolha de cada árvore. Foram discutidas as relações entre as aves, as árvores, o solo e restantes espécies animais e vegetais e a importância de cada uma para a manutenção do equilíbrio no ecossistema de Monsanto.

A atividade teve uma parte teórica e uma parte prática, o que permitiu a participação mais ativa dos alunos, algo muito positivo.

Conseguimos, ainda, discutir as alterações climáticas e os seus efeitos nas aves que tínhamos observado, e salientar a importância dos nossos hábitos de modo a garantir o equilíbrio do ecossistema que tínhamos visitado.  Assim, foi também possível cumprir o desafio do Global Action Days relativo à Atividade 5 – Climate Ready through Ecosystem Restoration.

Redbridge International School | Lisboa
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

03/05/2024

Submeter um comentário