Objetivo
Alertar os alunos para os impactes do abandono indiscriminado de resíduos, em particular, para o meio marinho; sensibilizar para a necessidade de reduzir, reutilizar e separar adequadamente os resíduos produzidos no nosso quotidiano; incentivar à participação ativa em ações de voluntariado ambiental; contribuir para a redução de resíduos na praia e na restinga, em Ofir (Esposende); informar e alertar para os efeitos negativos de espécies invasoras sobre a biodiversidade autóctone.
Número de participantes
107 alunos e 12 professoresDescrição
No dia 14 de junho, os alunos de 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Real (Braga), em visita de estudo, deslocaram-se a Esposende para visitar o Castro de S. Lourenço e o Centro de Educação Ambiental e ainda, participarem numa ação de voluntariado ambiental, nomeadamente, uma limpeza de praia, que se concretizou na praia de Ofir e restinga do rio Cávado. Em dois grupos distintos, fizeram percursos inversos, evitando o acentuado pisoteio sobre as dunas e interferir demasiado neste ecossistema situado no PNLN. Deste modo, o grupo 1, iniciou com uma ação de sensibilização ao ar livre, no pinhal, junto à praia de Ofir, pela Eng.ª Anabela Almeida da Esposende Ambiente, organismo da Câmara Municipal de Esposende, a quem agradecemos a parceria com a nossa Escola. Neste momento, foram abordados vários temas, dando-se especial ênfase, à problemática dos macro e microplásticos nos oceanos, assim como ao impacte causado pelas espécies invasoras, em especial, o chorão, muito abundante em Esposende. Procedeu-se então, a uma breve caminhada até à entrada no areal para a distribuição de material pelos grupos de trabalho. Entusiasticamente, os alunos recolheram os resíduos encontrados passíveis de serem transportados – desde pequenos pedaços de esferovite, a tábuas e pneus. Foram encontrados objetos como garrafas de plástico e de vidro, latas de conservas, redes, sapatos, chinelos, mantas, tábuas, pneus, esferovite, cordas, um bacio, uma galocha e inúmeros pedaços pequenos de plástico. Enquanto isso, o grupo 2 visitava o Centro Interpretativo de S. Lourenço e o seu Castro, em Vila Chã, revisitando conteúdos históricos da região anteriormente estudados; seguiram depois, para o Centro de Educação Ambiental das Marinhas, para aí assistirem à peça de Teatro de marionetas “Branca e os sete moleiros”, que recria de forma criativa, todo o processo de produção de pão, desde a sementeira à cozedura do pão de milho, típico da região minhota. Os dois grupos encontraram-se para almoçar e confraternizar, em S. Lourenço. Findo este período, prosseguiram os seus percursos inversos, de modo ambos os grupos fizessem todas as atividades previstas.
Avaliação/impacto
A atividade pode considerar-se muito produtiva, tendo por base, o entusiasmo dos alunos (alguns um pouco apreensivos ao início) e o volume de resíduos recolhidos em cerca de duas horas de trabalho apenas.