Objetivo
Sensibilizar a comunidade educativa para os efeitos das alterações climáticas.
Implementar um horto de plantas autóctones na escola e nos centros de dia de Rio Tinto.
Número de participantes
110Descrição
Os alunos das turmas J e K, do 10.º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto deslocaram-se ao Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, no dia 6 de Novembro, para divulgar as alterações climáticas que todos vivemos numa abordagem à tragédia dos incêndios no último Verão através de um Powerpoint elaborado nas aulas de Geografia.
Os alunos prepararam um debate para recolheram testemunhos da mudança climática e da mudança do estado da nossa floresta, no último século. Testemunho esse vivido na primeira pessoa em que os idosos partilharam com muita emoção e dinamismo.
No final do debate entre os jovens e os idosos teve início a sementeira de vegetação autóctone, no espaço do Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, em garrafas que as brigadas de «fiscalização e recolha de garrafas» compostas por alunos do oitavo ano, recolheram na escola.
Os alunos do 10º ano realizaram um vídeo sobre as atividades desenvolvidas e um cartaz com algumas propostas dos idosos para minimizar os efeitos dos incêndios no próximo Verão que será apresentado no dia da Floresta, à comunidade escolar.
Avaliação/impacto
Esta atividade teve uma excelente recetividade por parte dos alunos e dos idosos. Todos se mostraram empenhados e entusiasmados em dinamizar esta atividade. Foi um momento lúdico, através do qual foi possível sensibilizar e responsabilizar todos para a preservação e a sustentabilidade das florestas.