Objetivo
-Participar na atividade Rota das Florestas, desafio Eco-Escolas, a que o Município aderiu e convidou a participar todas as escolas de Vila Real.
-Sensibilizar as crianças para a preservação da natureza e florestas.
-Envolver e mobilizar comunidade e familias das crianças, para boas práticas ambientais.
-Estabelecer parcerias.
–
Número de participantes
cerca de 145Descrição
A EB do Prado participou na Rota das Florestas, desafio Eco-Escolas, com uma caminhada por estafetas desde a Escola em Ferreiros, até ao Município de Vila Real que dista cerca de 5 Km. O percurso feito a pé por crianças/alunos, professoras,funcionárias e familiares das crianças, com a troca de testemunhos em pontos referenciados, de turma para turma que começou com o Jardim de Infância e terminou com o 4º ano. Houve quem fizesse todo o percurso, mesmo crianças do Pré-escolar. A Câmara Municipal aguardava a nossa chegada para encerrar a Rota das Florestas com uma cerimónia com todas as escolas envolvidas onde todas puderam ler em voz alta os compromissos assumidos e as atividades realizadas que contribuem para que as florestas se mantenham saudáveis e sustentáveis.
Avaliação/impacto
A atividade teve muito impacto, primeiro pela participação das famílias das crianças que se envoveram e disponibilizaram para fazer o percurso num dia de semana, sexta feira, após o dia de trabalho. Começamos o percurso às 16h e terminamos perto das 18h que com a cerimónia só acabou depois das 19h. Depois porque durante o trajeto as pessoas que passavam quer a pé, quer de carro olhavam para nos ver passar porque iamos identificados com a Bandeira Verde Eco-Escolas aberta e levantada pela mão de pais assim como com as t´shirts vestidas. Também pelas parcerias que estabelecemos e as atividades realizadas. Alé da caminhada, plantamos pilriteiros cedidos pela Quercus em terreno ribeirinho, pertencente a familiares de crianças nossas, perto da escola para podermos monitorizar, cuidar e acompanhar o seu crescimento. A junta de Freguesia e a Câmara também participaram e tivemos o apoio dos parceiros do Conselho Eco-Escola.