Objetivo
Promoção de uma alimentação saudável e sustentável.
Número de participantes
300Descrição
Participamos no Global Action Days com o tema “Da terra para a mesa”, apresentando um dia das rotinas dos alunos da nossa escola que se centram na valorização da Terra, nosso planeta e da terra nosso solo.
No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos desenvolvem rotinas diárias que são partilhadas pelas onze turmas (7 do primeiro ciclo e 4 do pré-escolar) na criação das galinhas pedreses (raça autóctone): recolha dos ovos, alimentação das galinhas e dos pintos da criadeira, registos de ovos e ninhadas do galinheiro e da chocadeira; no lago dos peixes/rãs e no lago dos patos reais: manutenção, alimentação dos animais, observação dos animais e do processo de metamorfose; na horta e estufa: sementeira, plantação, compostagem, manutenção, colheita…; na promoção de uma alimentação saudável: consumo, na cantina da escola, dos alimentos produzidos e funcionamento da Brigada da Cantina.
Rotinas diárias dos alunos da nossa Escola:
Alimentar as galinhas pedreses (raça autóctone);
Recolher os ovos e preencher a grelha na capa de registos;
Controlar os ovos da chocadeira (temperatura, humidade, fecundação (verificar com ovoscópio)
Alimentar os peixes do lago;
Alimentar os patos reais;
Cuidar da horta e da estufa (semear, plantar, limpar, tratar, regar…)
Colher os produtos para consumir na cantina (leguminosas, couve, cenoura, batata, alface, morangos…)
Funcionar a Brigada da cantina;
Recolher os resíduos da cantina para a compostagem;
Brincar no espaço de recreio.
Avaliação/impacto
Todas estas atividades práticas são desenvolvidas a nível curricular nas diferentes disciplinas, permitindo aos alunos desenvolver competências significativas nos domínios do saber, do saber ser e do saber fazer. Permite também a aquisição de valores e hábitos de cidadania por parte de toda a comunidade escolar, o envolvimento da comunidade, a mudança gradual de hábitos tanto nos alunos como nas famílias.
Estes projetos têm contribuído para uma educação participada, onde as crianças são felizes a concretizar os seus sonhos, numa escola onde educar é criar cidadãos cada vez mais conscientes dos seus direitos e responsabilidades no respeito e na preservação do ambiente.