Objetivo
Comemorar o Dia da Terra
Sensibilizar para a importância das florestas
Reconhecer espécies autóctones e a sua importância
Identificar espécies invasoras e as consequências negativas da sua propagação
Sensibilizar para a importância de uma agricultura sustentável
Promover a aprendizagem ao ar livre
Número de participantes
120Descrição
Os alunos das turmas C, D, E, F, G e H, do 7º ano de escolaridade, desenvolveram diversas atividades incluídas na Brigada da Floresta.
Percorreram os espaços verdes da escola, observando espécies autóctones como o carvalho-alvarinho, o sobreiro e o medronheiro. Cuidaram de plantas autóctones, oferecidas à escola no Dia da Árvore, arrancando ervas daninhas e regando-as. Por opção da Equipa Eco Escolas, estas serão plantadas em novembro, no Dia da Floresta Autóctone, por ser mais adequado ao período vegetativo das plantas do que o mês de março.
Os alunos também visitaram o pomar e o galinheiro amovível, refletindo sobre a importância da fertilização do solo com recurso aos animais domésticos.
Removeram erva-das-pampas (Cortaderia selloana) e azedas (Oxalis pes-caprae) dos jardins da escola, espécies invasoras que estão bem presentes em todo o concelho, incluindo os espaços florestais como a serra de Canelas.
Finalmente, uma das turmas elaborou um cartaz sobre a importância da floresta.
Avaliação/impacto
Todos os alunos demonstraram interesse pelas diversas atividades desenvolvidas, apreciando a possibilidade de aprender ao ar livre e realizar ações concretas pela melhoria do ambiente. A remoção das plantas invasoras foi uma forma de os sensibilizar para a necessidade do seu controlo, procurando que essa informação chegue às famílias e a mesma ação possa ser levada a cabo em jardins e quintais da freguesia.
Com esta atividade, foi possível abordar diversas temáticas fundamentais como a importância da floresta autóctone, as consequências possíveis da propagação de espécies exóticas ou a importância de uma agricultura sustentável, mesmo em meio urbano.
Acima de tudo, procurou-se que os alunos pudessem ter um papel ativo, não se limitando apenas a tomar conhecimento de ações de proteção do ambiente, mas sim realizando-as.