Objetivo
Promover a literacia ambiental, divulgando ações realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e reconhecer o esforço desenvolvido por toda a comunidade educativa.
Número de participantes
135 participantesDescrição
A EB1/ PE do Lombo dos Canhas participou no Global Action Days com diversas atividades.
No dia 7 de novembro de 2018, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira verde do Programa Eco-Escolas relativa ao ano 2017/2018 na EB1/ PE do Lombo dos Canhas. Esta foi a oitava bandeira verde!
Primeiramente, foi apresentado o novo conselho eco-escolas à comunidade educativa.
Devido ao mau tempo, nesse dia foi realizado um hastear simbólico da bandeira de Portugal, da Madeira e da bandeira verde, em simultâneo com os hinos de Portugal, da Madeira e o hino eco-escolas da nossa escola, respetivamente.
Os alunos do conselho eco-escolas, usando uma camisola azul, escreveram, usando os seus corpos, a palavra MAR, enquanto que alguns alunos levantaram placas dizendo «We can change the world» e «Vamos cuidar do planeta», realizado com materiais de desperdício (cartões de caixas de cereais e de pacotes de leite). A restante comunidade educativa participou, usando, neste dia, uma peça de roupa verde, numa chamada de atenção para a proteção ambiental.
Esta atividade, que celebra um momento importante na vida da comunidade escolar, contou com a participação do pessoal docente, não docente e discente desta escola. Estiveram, também, presentes nesta cerimónia uma representante da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), o vereador de educação e cultura da câmara municipal da Ponta do Sol, a engenheira do ambiente da câmara municipal da Ponta do Sol e o presidente da junta de freguesia dos Canhas, a quem foram entregues um veleiro, elaborado com materiais de desperdício (vidro de iogurte), para «iluminar» as boas ações ambientais.
Na semana seguinte, os alunos foram até à horta retirar algumas ervas daninhas e regar a plantas da sua responsabilidade, anteriormente plantadas por eles (na «Semana da alimentação») fazendo, assim, a manutenção da horta da escola. Dois encarregados de educação também se disponibilizaram e colaboraram na manutenção da horta e na manutenção dos jardins.
Para culminar esta celebração, os alunos participaram em ações de sensibilização sobre o mar, tema anual, em consonância com a celebração do dia nacional do mar no dia 16 de novembro: «O Lobo Marinho – A foca mais rara do mundo», «Lixo marinho» e «Um mergulho para conhecer a vida marinha!», todas realizadas neste mês de novembro, pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
Avaliação/impacto
Podemos considerar que todas estas atividades foram muito positivas, pois estimularam a participação, cada vez mais assertiva, no Programa Eco-Escolas, fazendo dele um programa não só da escola, mas de toda a comunidade educativa.