Objetivo
Divulgar o conceito de espécies autóctones; promover o reconhecimento importância da conservação da floresta autóctone portuguesa.
Número de participantes
30Descrição
A Escola Básica da Gafanha da Encarnação celebrou a 23 de novembro o Dia da Floresta Autóctone. Neste dia os elementos da comunidade escolar foram convidados a semear cada um uma bolota de carvalho alvarinho. Na escola estas sementeiras, terão acompanhamento na germinação e crescimento das plantas, criando um pequeno viveiro que temos esperança de plantar na Primavera. A floresta representa cerca de um terço do território português e é, a par dos oceanos, um dos mais eficazes sumidouros de CO2 de que dispomos. É por isso preocupante sabermos que Portugal é o único país da Europa em que se tem verificado uma redução da área florestal. Trabalhar para reverter esta situação é um papel que nos cabe a todos. Abracemos esta ideia: Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore!
Avaliação/impacto
A comunidade revelou-se bastante recetiva e comprometida no acompanhamento do processo de desenvolvimento do exemplar semeado e apadrinhado.