Objetivo
Alertar os alunos para a importância Floresta (Floresta Autóctone); Promover a mobilidade sustentável e a utilização da bicicleta como meio de transporte; Divulgar boas práticas no ambiente pelos alunos mais jovens de concelho de Vila Verde;Desenvolver o espírito de grupo;Proporcionar vivências/experiências no contacto com a Natureza.
Número de participantes
100Descrição
Inserida nas comemorações do dia Eco-Escolas, a EPATV realizou, no dia 15 de novembro, tal como nos últimos anos, uma atividade com o propósito de divulgar o tema “A Floresta”. Esta atividade incluiu a realização de percurso de bicicleta por seis escolas do concelho, a apresentação de uma performance/peça de teatro, direcionada para os alunos do primeiro ciclo e com a duração de aproximadamente 20 minutos, e a assinatura por parte das direções das diferentes escolas de um manual de boas práticas (pergaminho), relacionado com a temática da floresta. Concluída a rota por todas as escolas, a atividade terminará na EPATV, onde o pergaminho, assinado por todos os diretores, será entregue à Sra. Vereadora da Educação para que possa ser exposto na Biblioteca Municipal.
EPATV: intensa pedalada ambiental pelos Centros escolares de Vila Verde
Cerca de 40 alunos e professores da EPATV, e o pardalito “Girito”, pedalaram hoje, dia 15 de novembro, pelos Centros Escolares do concelho numa intensa jornada em defesa do ambiente e proteção da floresta que mereceu os maiores elogios da Câmara Municipal de Vila Verde. Júlia Fernandes, vereadora da Educação e Cultura encerrou o dia dado os “parabéns à EPATV por todas estas atividades solidárias, ambientais e culturais, sempre na linha da frente”. “A Terra é o nosso lar, temos de cuidar dele todos, para o deixar melhor para os nossos filhos e netos” — sublinhou a vereadora, antes de assinar o Pergaminho que evoca uma animada jornada do Clube Eco-Escolas da EPATV com exercício físico, ao longo de mais de 40 quilómetros que teve como etapas os Centros Escolares de Turiz, Lage, Moure, Pico de Regalados e Vila Verde. O programa Eco-Escolas promove a mobilidade sustentável e incute nos alunos o uso da bicicleta – comentou a prof. Paula Costa que foi acompanhada pelos prof. José Carlos Dias e Pedro Arantes (aos pedais no percurso todo), José Dantas, Clara Sousa, Olga Martins e Rodolfo Melendrez. Em cada Centro Escolar, o grupo de alunos apresentava um pequeno filme sobre a protecção da vida animal, da floresta e dos rios, a partir de um livro publicado em 2005, pela Câmara Municipal de Vila Verde, com histórias sobre a temática ambiental. Seguindo os temas do ano das Eco-Escolas, a Floresta e os Mares, a história deste ano era protagonizada por um pardalito, o “Girito”, após a exibição do filme, a Professora Anabela Silva cantava uma canção ao ritmo da dança dos alunos e do “Girito”, a grande atração de todas as crianças no fim de cada etapa. O programa em cada centro escolar encerrava com a assinatura, por cada Director, de um pergaminho onde estão descritas algumas regras e preceitos de educação ambientais que este programa vem dinamizando sob os lemas “Floresta: preservar é agir” e “Rios e mares: preservar é agir”. A pedalada só teve descanso no auditório da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) numa sessão final que contou com a presença de Júlia Fernandes, vereadora da Educação, cultura e Ação Social da Câmara de Vila Verde. Antes de assinar o Pergaminho que será exibido na Biblioteca Municipal de Vila Verde, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV elogiou o esforço de todos os professores e alunos que deram movimento e cor a esta bonita acção em prol da preservação da natureza. A história do Girito e a música contaram com a participação ativa dos alunos dos cursos de Estética e Audiovisuais, enquanto o almoço foi servido e confeccionado pelos alunos de Restauração Cozinha-Pastelaria e Restaurante Bar, sob orientação dos prof. Rodolfo Melendrez e Olga Martins.
Avaliação/impacto
O balanço é muito positivo pois o impacto no concelho foi sentido em praticamente todas as escolas.