GAD Nacional | Atividades Action Days nas Eco-Escolas
Dias de Ação Positiva
As atividades desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas podem e devem ser divulgadas.
Diariamente todas as Eco-Escolas realizam ações positivas pelo ambiente (“hand print”).
Por esse motivo a ABAAE, Programa Eco-Escolas tem este canal aberto para divulgação.
Este é o espaço de publicação de múltiplas atividades que gostariamos de enquadrar em grelha de ODS, pois as escolas, diáriamanete, estão a pô-los em prática.
Publique
Para publicar uma ação/ atividade deve estar registado na página.
Seguidamente, basta preencher a informação solicitada e publicar nova atividade aqui
Inspire-se
Abaixo pode conhecer e pesquisar diversas atividades publicadas:
– por tema
– por ODS
Encontradas 2591 atividades
Repensar, Reduzir e Reutilizar – Plástico, NÃO!
Ao conversar com os alunos acerca da chegada da festividade e tradição cultural da elaboração de um saquinho/cesto para o Pão por Deus foi sugerido às crianças que o mesmo fosse feito de forma a ser usado/reutilizado o ano todo. Com o apoio da autarquia, cedendo os sacos de tecido, as crianças decor …
Plantar Ideias – Crescer com as árvores
As turmas P2A, P2B e P2C do 1.º ciclo da EB Ponte de Lima plantaram, na tarde de dia 15 outubro, três árvores no recreio da escola.
Ideas for Sustainability
A interatividade aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus + KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education “Art for Heart´s Sake”, que envolve 6 escolas de diferentes países: Croácia, Espanha, Inglaterra, Letónia, Polónia e Portugal. “Art for Heart’s Sake” é um proje …
Espécies Invasoras VS Espécies Autóctones
Ao longo do ano letivo de 2023-2024, na Escola Secundária de Estarreja, foram desenvolvidas várias ações, no âmbito do programa Eco-Escolas em parceria com o município de Estarreja, educando para a necessidade e urgência de ações de eliminação de espécies invasoras e para a preservação e regeneração …
“Mãos à Plantação” | Plantação de espécies autóctones no Eco-Parque de Estarreja
11ºF | No âmbito do seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11ºF, acompanhados pela sua DT, Cristiana Pata, abraçaram o Eco desafio proposto pelo município de Estarreja em articulação com o Programa Eco-Escolas, de procederem à plantação de árvores autóctones da floresta portuguesa – …
METAGLUTÃO
10ºF | Um projeto articulado entre as diferentes disciplinas do curso de Metalomecânica que promoveram a reflexão sobre a necessidade de mudanças de comportamentos que levem à redução da produção de resíduos plásticos e a necessidade de preservação dos rios como proteção da biodiversidade e do …
Comemoração do Dia Eco Escolas
No dia do ambiente, o agrupamento comemorou o Dia Eco Escolas. Logo pela manhã, foi realizada uma exposição de flores elaboradas com materiais recicláveis. Estas flores foram realizadas em família, com a colaboração dos pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Esta at …
Brigada #AMARoMAR
Os alunos do 4.º ano, no âmbito do seu projeto de voluntariado e, por sua vez, em parceria com a Associação dos Amigos de Mindelo para a Defesa do Ambiente, o projeto Amar o Mar e o projeto Eco-Escolas, foram à praia de Mindelo desenvolver uma ação de recolha de lixo marinho. Com muita alegria e mot …
Horta pedagógica
Aplicar técnicas sustentáveis e biológicas: controlo de caracóis com casca de ovo, compostagem e fertilizante com borra de café. Utilização de aromáticas para afastar insetos. Rega gota-a-gota com reutilização de garrafas de plástico. Para além disso, reutilizamos pneus velhos para criar pequenas es …
Global Action Days 2024 – O Futuro do Planeta em Jogo.
A iniciativa foi apresentada no conselho Eco-Escolas da escola Básica e Secundária Sacadura Cabral. As várias turmas foram convidadas a participar nos Global Action Days 2024, através de um pequeno jogo. Este consistia em lançar um dado cujas faces estavam preenchidas com os temas propostos no âmbit …
Fluviário vai à escola
O Fluviário Vai à Escola é uma plataforma pedagógica que tem como base o maior aquário móvel da Europa. Desta forma, pudemos usufruir de uma experiência única e inovadora de aprendizagem ao vivo e interação, onde todos os alunos tiveram um contacto direto com o ecossistema fluvial.
Separação de resíduos
Os alunos Eco-voluntários realizaram uma sessão de sensibilização para a separação de resíduos para os alunos do pré-escolar (4 – 5 anos), em formato digital, tendo terminado com uma atividade de caráter físico, onde os alunos puderam realizar a separação em verdadeiros ecopontos.
You must be logged in to post a comment.