GAD Nacional | Atividades Action Days nas Eco-Escolas
Dias de Ação Positiva
As atividades desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas podem e devem ser divulgadas.
Diariamente todas as Eco-Escolas realizam ações positivas pelo ambiente (“hand print”).
Por esse motivo a ABAAE, Programa Eco-Escolas tem este canal aberto para divulgação.
Este é o espaço de publicação de múltiplas atividades que gostariamos de enquadrar em grelha de ODS, pois as escolas, diáriamanete, estão a pô-los em prática.
Publique
Para publicar uma ação/ atividade deve estar registado na página.
Seguidamente, basta preencher a informação solicitada e publicar nova atividade aqui
Inspire-se
Abaixo pode conhecer e pesquisar diversas atividades publicadas:
– por tema
– por ODS
Encontradas 2591 atividades
“O mundo no Jardim” – Visita ao jardim da Fundação Calouste Gulbenkian
Esta visita-oficina presencial, dinamizada sob orientação das monitoras Ana Manta e Susana Varatojo, decorreu hoje, dia 12 de maio, no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. Oito alunos da Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Vasco Santana, sair …
Dia da Terra | Global Action Days
Na semana em que se comemorou o Dia da Terra – 22 de abril – e os Global Action Days (de 20 a 30 de abril) foram dinamizadas, nas turmas do 5ºA, 6ºA, 6ºB, 8ºA, B e C, 9ºB, 10ºA e 11ºA, as atividades “Missão Escola Limpa” e “Vida em Perigo”, cujo objetivo principal foi desenvolver a consciência ambie …
Campanha Ambiental “Proteger os Oceanos”
Descrição: No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, de forma a trabalhar os domínios do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, no projeto interdisciplinar sobre “Os Oceanos”, as docentes de Cidadania e Desenvolvimento do 8ºano, em colaboração com as docentes de …
Palestra das Aromáticas
No dia 22 de abril, a empresa “Aromáticas Vivas deslocou-se à Escola Profissional Infante D. Henrique para realizar uma Palestra sobre Ervas Aromáticas. Foi feita uma apresentação da empresa, do sistema de produção em modo biológicos das ervas aromáticas, processo de recolha, embalamento e comercial …
Ação 5: Fazer uma Festa Verde
No âmbito do projeto Brigada #AMARoMAR , a Abae Portugal (Programas @bandeira.azul e Eco-Escolas) encontra-se a dinamizar ações para a limpeza de praias, com mais de 100 escolas em todo o país, contando com o apoio do Pingo Doce. Com o objetivo de alertar para a problemática do lixo marinho, a ativi …
Ação 2: Detetives da Natureza
Controlo das plantas invasoras na escola Junto à nossa horta, já havíamos observado que a população de Erva-gorda (Arctotheca calendula) estava a ocupar aquela área, e sabendo dos impactos que estas plantas causam na biodiversidade local (competem pelo solo, água e luz com as plantas autóctones impe …
Ação 2: Detetives da Natureza
Foi muito interessante ter conhecimento sobre as várias plantas invasoras que se encontram na nossa região despertou-me a curiosidade para com este caso das plantas que foram importadas do exterior para o nosso país para fins distintos. Invasoras: – Escova de Garrafa – Cana-vieira – Erva das Pampas …
Ação 3: Vida em perigo
Sei que no meu Concelho existe uma lontra muito ágil e curiosa. Com os meus colegas e professora estamos a investigar as informações que existem sobre ela!
Ação 1: Mergulho na Natureza
Fiz uma caminhada num bosque entre a Aldeia de Broas e a Ribeira da Cabrela, com os meus colegas da turma.
Construção de um Hotel de Insetos
No dia 26 de Abril construímos um Hotel de Insetos com os alunos da turma 2.3.A no âmbito do Programa Eco-Escolas referente ao Desafio “Biodiversidade da Minha Escola”. Usamos uma caixa de madeira, paus secos, folhas secas, cortiça, canas, pinhas e por fim cobriram com rede metálica. Ficou um verdad …
Dia da Terra – Rótulos a Procurar
Os alunos do 4º ano realizaram uma pesquisa sobre rótulos ambientais como forma de consciencialização para a compra e seleção de produtos amigos do ambiente. Com as pesquisas efetuadas, organizaram a informação recolhida num cartaz, para posterior exposição no placard “Cotovia Verde”.
Dia da Terra – Vida em Perigo
Os alunos do 3º FC realizaram uma pesquisa sobre os animais autóctones da região de Sesimbra e da Serra da Arrábida; Em seguida, classificaram-nos relatando as características dos referidos animais e utilizaram as siglas: EX (extinto); EW (extinto da natureza); CR (criticamente ameaçado); EN ( amea …
You must be logged in to post a comment.