GAD Nacional | Atividades Action Days nas Eco-Escolas
Dias de Ação Positiva
As atividades desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas podem e devem ser divulgadas.
Diariamente todas as Eco-Escolas realizam ações positivas pelo ambiente (“hand print”).
Por esse motivo a ABAAE, Programa Eco-Escolas tem este canal aberto para divulgação.
Este é o espaço de publicação de múltiplas atividades que gostariamos de enquadrar em grelha de ODS, pois as escolas, diáriamanete, estão a pô-los em prática.
Publique
Para publicar uma ação/ atividade deve estar registado na página.
Seguidamente, basta preencher a informação solicitada e publicar nova atividade aqui
Inspire-se
Abaixo pode conhecer e pesquisar diversas atividades publicadas:
– por tema
– por ODS
Encontradas 2642 atividades
dia Eco escola da EBVP, 16 de maio
Comemoração do dia ECO ESCOLA, 16 de maio Atividades. Reciclagem papel BazarEco Horta biológica Recreios com dança Brigadas da redução de consumo
Preparar para o Clima através da Bioeconomia
Sacolas de pano: Substituem as sacolas plásticas descartáveis, reduzindo o consumo de plástico e o impacto ambiental. Roupas de lã: Fabricadas a partir de uma fibra natural e renovável, a lã é uma alternativa mais sustentável às roupas sintéticas derivadas do petróleo. Alimentos orgânicos: Cultivado …
Muros com vida
O projeto representa duas realidades distintas das quais uma representa o futuro de uma cidade poluída e a outra representa o equilíbrio entre as ações antropogénicas e a natureza.
Alimenta a Vida, não o desperdício
No âmbito do movimento TWIST, a equipa “Change Makers” da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, tem noção do impacto económico, social e ambiental do desperdício alimentar. Nesse sentido efectuou vários contactos com empresas e produtores locais no sentido de recolher alguns alimentos q …
Participação na atividade “GLOBAL ACTION DAYS 2024”
Apresentação de um pequeno vídeo contendo o resumo das 5 ações da atividade Global Action Days 2024, do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
GAD Escola Secundária do Castêlo da Maia, Portugal
Ação 1- Antecipar alterações climáticas através da bioeconomia. Produtos do dia-a-dia que reutilizam partes de roupas usadas e que reduzem o uso dos plásticos. Foram elaborados por alunos do 7º G, na disciplina de Cidadania: – Saco de pano – Totó para cabelo – Máscara – Almofada
GAD Escola Secundária do Castêlo da Maia, Portugal
Ação 2- Antecipar alterações climáticas através da alimentação. Alguns alunos do 9º ano das turmas A e D, fotografaram as suas refeições saudáveis. “As alterações climáticas e a sustentabilidade dos ecossistemas representam o problema mais grave e mais premente que a humanidade enfrenta. A produção …
Participação no GLOBAL ACTION DAYS de 22 de abril a 3 de maio
Participação na atividade Global Action Days 2024, realizando as 5 ações solicitadas pela FEE, em conjunto com docentes e alunos. Divulgação das atividades realizadas nas redes sociais dos amigos, familiares e seguidores, assim como para com os 335.000 participantes, nesta iniciativa, de 113 países. …
Dia da Terra e das Eco-Escolas 2024
Durante a semana de 22 a 30 de abril de 2024, a Escola Secundária do Castêlo da Maia celebrou o Dia da Terra, o Dia Internacional das Eco-Escolas e o Global Action Days. Os alunos de terceiro ciclo e secundário, no âmbito dos trabalhos colaborativos, concretizaram diversos projetos com recurso à reu …
Horta Biológica
Promovemos um encontro, um “Mutirão”, ou seja, uma mobilização coletiva, um esforço comum para criarmos uma nova horta no espaço da escola. Com o apoio das Famílias e das Crianças, em particular da “mãe” Elisa, consultora em projetos sustentáveis, agricultura regenerativa e permacultura, foi possíve …
Ação 3 – Estendal Verde
No decorrer da semana de 22 a 26 de Abril e no Âmbito da Ação 3: Antecipar as alterações climáticas através da Economia Circular a nossa escola está lançou uma iniciativa que visa sensibilizar para a os aspetos negativos da fast fashion e estimular a reutilização do vestuário. Esta iniciativa consi …
Jogos da sustentabilidade
Os recursos disponibilizados às várias turmas (jogo gigante e maletas) tiveram como objetivo sensibilizar e preparar as crianças e jovens para um percurso que os leva do atual modelo de exploração dos recursos da terra a novos modelos de atuação e interação com a natureza, cultivando-se assim novas …