Objetivo
Objetivo 15- “Proteger a vida terrestre”.
Reduzir em 70% a quantidade de resíduos sólidos no recreio.
Diminuir em 4% o consumo de água e eletricidade na escola.
Número de participantes
200Descrição
Todos os alunos e professores participaram nesta atividade que se desenrolou em três momentos:
1º) Foi proposto aos professores titulares de turma a aplicação aos alunos, de duas gravuras para colorir. Antes da pintura, a turma refletiu e dialogou sobre os tópicos: sustentabilidade, energias renováveis, planeta Terra, CO2 e O 2;
2º) Após o diálogo, os alunos criaram uma frase tipo eco-código que registaram numa fita de tecido com caneta própria;
3º) Por último, as professoras reuniram os seus alunos no patamar do corredor, sentados em círculo, à volta de um globo terrestre, construído em materiais reciclados. Um aluno por turma, lia a sua frase e colocava-a no globo terrestre. Por fim, a professora coordenadora leu o “ABC da natureza”. Foi muito interessante!
Avaliação/impacto
A observação direta e naturalista dos alunos e professores, revelou que apreciaram esta atividade e o interesse de todos em participarem nos projetos Eco-Escolas a decorrer na escola.
A monitorização da limpeza do recreio está distribuída às turmas do 1º e 2º anos e vai ser avaliada por dois quadros de registo: registo das datas de recolha de resíduos pelas equipas de alunos e registo do impacto desta atividade nos alunos, numa ficha de apreciação final.
A monitorização dos contadores da água e da luz está distribuída aos alunos do 4º ano e vai ser avaliada pelos cartazes/slogan realizados pelos alunos do 3º e 4º ano e por dois quadros de registo: registo dos consumos de água e luz e registo do impacto desta atividade nos alunos, numa ficha de apreciação final.