A Bio e Geodiversidade da Minha Escola

A Bio e Geodiversidade da Minha Escola

Objetivo

“Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola; desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos; incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger” (in ABAE).

Número de participantes

68

Descrição

Este projeto envolve dois desafios, a criação de um caderno de campo e uma ficha de caraterização do solo. A sua concretização resultou de um trabalho interdisciplinar com a participação das disciplinas de Português, Educação Visual e Ciências Naturais e foi desenvolvido no âmbito do DAC (Dominio de Autonomia Curricular) por duas turmas de 8.ºano (D e E) e na turma do 8.º A na Disciplina de Ciências Naturais

Na disciplina de Ciências Naturais foi realizada uma aula de campo no espaço exterior da escola. Nesta aula os alunos fizeram o registo fotográfico e utilizando aplicações do telemóvel, procederam à identificação de algumas espécies, algumas delas no espaço da nossa Horta Biológica e fizeram ainda, a recolha de solo. Posteriormente, na mesma disciplina mas, em contexto  de ala de aula, os alunos, em grupos de dois, procederam à investigação das caraterísticas espécies identificadas, recorrendo a diversas fontes. Com as espécies identificadas e caraterizadas cada grupo iniciou a elaboração do caderno de campo.

Nas turma 8.º D e E , na disciplina de Português, os alunos elaboraram e/ou melhoram os textos referentes às caraterísticas de cada espécie identificada. Os alunos destas duas turmas ,na disciplina de Educação Visual, tendo por base o registo fotográfico produziram esboços, desenhando a forma natural (inseto, folha, árvore e outros) através de uma observação cuidada e atenta da espécie selecionada. O resultado do processo/desenho (da imagem obtida) manifestou-se num trabalho/composição bidimensional com recurso à aplicação da técnica do lápis de grafite, escalas de cinzento, que possibilitou uma expressão e variação do desenho com efeitos de luz e sombras e, ainda, com sentido estético/artístico.

Para a elaboração da ficha de caraterização do solo foi realizada na disciplina de Ciências Naturais uma aula prática. Nesta aula os alunos analisaram as caraterísticas gerais do solo recolhido na aula de campo e avaliaram algumas das suas propriedades nomeadamente, a permeabilidade e capacidade de retenção de água, a cor e outras e fizeram ainda, a medição do pH.

Como produto final foram criados vários cadernos de campo. Para o concurso, o caderno de campo resultou da compilação dos melhores trabalhos das duas turmas.

A concluir, é de sublinhar que todos os objetivos foram cumpridos, de modo geral, os alunos mostraram-se entusiasmados e empenharam-se de forma muito positiva em todas as fases de desenvolvimento do projeto.

Avaliação/impacto

Empenho dos alunos nas  diversas aulas, quer de carater mais prático (aula de campo; aula sobre o solo e realização dos desenhos), quer na componente de investigação e recolha de informação significativa para cada uma das espécies identificadas.

Qualidade dos cadernos de campo elaborados.

Escola Básica de Palmeira | Braga
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

03/06/2024

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