Ação 1: Mergulho na Natureza

Ação 1: Mergulho na Natureza

Objetivo

Despertar e desenvolver a consciencialização pela diversidade de vida animal e vegetal num contexto próximo à escola;

Promover o contato sensorial com a natureza de forma lúdica, pedagógica e despertando uma consciência ecológica;

Desenvolver o conhecimento de espécies de fauna e flora específicas da região;

 

Número de participantes

15

Descrição

A turma do segundo ano de escolaridade da Eb1/PE/C de Santana saiu da escola e de sorriso estampado foi à descoberta. O desafio lançado foi observar, ouvir, sentir e descobrir o que, mesmo pertinho da escola, poderia existir. A verdade é que desvendaram um tesouro. Uma floresta encantada onde pássaros, árvores, flores e até o barulho da água, tornavam possível fechar os olhos e viajar.

Os tons de verde, o trilho misterioso de calçada empedrada com raízes à mistura,  o vento a soprar por entre os ramos, as cores das flores, as diferentes formas e tamanhos das folhas, os tímidos e irrequietos passarinhos, foram alvo de expressões espontâneas de alegria, surpresa e principalmente deslumbramento.

O silêncio, inicialmente difícil pela emoção e constantes partilhas entre pares, acabou por imperar. Depressa a serenidade e ar puro transbordaram para pequenas descobertas que fizeram as delícias de todos. Os registos fotográficos foram ao encontro de dedos curiosos e olhos cintilantes.  Depois de largos minutos de contemplação e chamadas de atenção regressámos à escola com uma certeza: naquele pequeno recanto existe uma floresta mágica que encantou pequenos e graúdos.

Avaliação/impacto

Por vezes as exigências de conteúdos pedagógicos determinam a forma como abordamos as temáticas, limitando de certa forma, as oportunidade de sair do contexto de sala de aula e observar de forma direta aspetos tão simples e determinantes como o voo de um pássaro. Ao docente cabe a função determinante de promover atividades que vão para além do espaço físico da sala de aula e tornar prática, estimulante e desafiante os conteúdos a abordar.

Poderíamos mergulhar na natureza com o recurso a vídeos, fotografias, imagens, mas a essência desta mãe só é possível encontrar, se levarmos as crianças até ela, permitir que descubram e vivenciem momentos de pura usufruição e deleite. Porque só assim redescobrem os pequenos pormenores que nos fazem apaixonar e conhecer o que nos envolve.

Sensorialmente estimulante, pedagogicamente desafiante. Foram destacadas espécies de fauna e flora, algumas identificadas pelo adulto, outras espécies foram pesquisadas em contexto de sala de aula. Termos como: espécies endémicas, autóctones, invasoras, caduca, perenes e outros foram partilhados de forma espontânea, natural e num meio natural onde as vivências significantes tornam-se aprendizagens efetivas.

 

Conhecer, amar, preservar!

EB1/PE/C de Santana | Santana
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

30/04/2022

Submeter um comentário