Objetivo
Identificar espécies endémicas, autóctones e exóticas de forma simples e prática.
Fomentar o gosto pela identificação de espécie no sentido de promover a consciencialização relativamente à especificidade da nossa região/ilha.
Número de participantes
15Descrição
Uma saída oportuna, à descoberta de trilhos próximos da escola, com a turma do 2 ano da EB1/PE/C de Santana, fez despertar a curiosidade relativamente a algumas espécies existentes no mesmo. As crianças não sabendo o nome das espécies procuraram respostas. Para além de pesquisa e de observação de cartazes informativos, convidaram também um encarregado de educação para auxiliar na tarefa de identificação. Foi desta forma que as espécies ganharam nomes e foram inumeradas caraterísticas e curiosidades específicas de plantas e árvores. Ao longo do trilho forneciam sombra, abrigo para pequenos animais, num manto de folhas secas que eram descobertas, lançadas ao ar e faziam as delícias das crianças.
Avaliação/impacto
Os nomes partilhados e descobertos pelo encarregado de educação passaram a fazer parte não apenas das pesquisas mas ficaram associados a um local, a uma visita, a um passeio. Não remetiam para a imaginação nem para informações dispersas, mas ficaram associadas a vivências, sons, cheiros e uma aventura inesquecível próxima da escola.