Objetivo
As espécies autóctones são espécies que evoluíram naturalmente numa área específica. Têm crescido lá naturalmente por centenas ou milhares de anos. Ao contrário das espécies não nativas, muitas vezes também referidas como espécies exóticas, são aquelas que são introduzidas numa área, tipicamente por agentes humanos.
- Sabes como as flores silvestres nativas são importantes para polinizadores e muitas outras espécies? Veja o seguinte vídeo para descobrir mais sobre os benefícios das flores
- Com esta ação, convidamo-lo a sair e tentar identificar algumas plantas nativas e flores silvestres do seu país ou região. Ao mesmo tempo que estiver ao ar livre, pode utilizar alguns guias da natureza ou aplicações de identificação, como o iNaturalista.
- Liste as plantas que conseguiu identificar e tente descobrir se são nativas do seu país ou região.
Tire fotografias das suas identificações e partilhe algumas delas no FB/Instagram com o hashtag #GlobalActionDays, #MyActionsMatter, #GAIA2030, #GenerationRestoratione #LitterLessCampaign!
Número de participantes
6Descrição
Controlo das plantas invasoras na escola
Junto à nossa horta, já havíamos observado que a população de Erva-gorda (Arctotheca calendula) estava a ocupar aquela área, e sabendo dos impactos que estas plantas causam na biodiversidade local (competem pelo solo, água e luz com as plantas autóctones impedindo-as de se propagarem), decidimos realizar uma ação em grupo, arrancando-as à mão para controlar a sua propagação.
Avaliação/impacto
Foi uma tarefa fácil e bastante positiva pois ficamos contentes com o resultado final naquele local. Apenas havia plantas autóctones e além disso, todas as plantas invasoras retiradas do solo foram colocadas no nosso compostor e serão um adubo para a nossa horta biológica. Prevemos repetir esta atividade em mais locais da escola.