Ações de sensibilização sobre a “Identificação e Erradicação de Plantas Invasoras em Vila Verde”

Objetivo

Sensibilizar os discentes do 2.º e 3.º ciclo para a necessidade de prevenir a introdução e propagação de espécies invasoras pela ameaça que constituem às espécies autóctones.

Número de participantes

80

Descrição

“A Casa vai à Escola” esteve no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
No âmbito da iniciativa “A Casa vai à Escola” a Casa do Conhecimento de Vila Verde, o Serviço de Qualidade da Água em colaboração com a CIM do Cávado, promoveram na Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva e na Escola Básica da Ribeira do Neiva ações de sensibilização sobre a “Identificação e Erradicação de Plantas Invasoras em Vila Verde”, inserida nas ações dos dos Clubes Eco-Escolas, Ciência Viva e Hortofloricultura.
A acompanhar as ações estiveram a Diretora do Agrupamento de Escolas, Martinha Couto Soares e a Subdiretora, Esmeralda Esteves, discentes, professores e coordenadores dos Clubes envolvidos.
A Eng.ª Marinha Esteves, da CIM do Cávado, procurou sensibilizar os discentes do 2.º e 3.º ciclo para a necessidade de prevenir a introdução e propagação de espécies invasoras pela ameaça que constituem às espécies autóctones. Durante as ações de sensibilização, houve tempo para definir conceitos como espécies autóctones, exóticas e invasoras, identificar algumas espécies, explicar os métodos de controlo das espécies invasoras e as consequências da utilização de métodos inadequados e, também, para sair para o terreno identificando espécies invasoras e por em prática o método de descasque, com o apoio da Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).
Aos discentes foi-lhes atribuída a missão de serem cidadãos participativos, estimulando-os a participarem ativamente no registo de espécies invasoras na plataforma invasoras.pt , contribuindo para o mapeamento destas espécies.

Avaliação/impacto

Criar cidadãos participativos, estimulando os alunos a participarem ativamente no registo de espécies invasoras na plataforma invasoras.pt , contribuindo para o mapeamento destas espécies e atuar sobre as espécies invasoras, conhecendo métodos de controlo das espécies invasoras e as consequências da utilização de métodos inadequados e, também, para sair para o terreno identificando espécies invasoras e por em prática o método de descasque, com o apoio da Equipa Municipal de Intervenção Florestal.

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva | Vila Verde
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

01/05/2024

Submeter um comentário