Objetivo
Ensinar e envolver todas as crianças na aprendizagem sobre a da vegetação, incluindo árvores, arbustos e outras plantas ajudam a prevenir inundações e a poluição.
Número de participantes
19Descrição
Visitamos o espaço exterior da nossa sala à volta do colégio e observámos que temos algumas árvores umas grandes outras pequenas. A maior é um sobreiro que tem muitos anos. Falamos da importância desta árvore típica da nossa região, o Alentejo. Desta árvore podemos obter a cortiça por exemplo, que podem ser feitas malas e carteiras, como algumas mães têm. Pesquisamos no computador que esta árvore ainda dá um fruto a bolota, que serve de alimento para os porcos. Os meninos perceberam que uma só árvore oferece muita coisa, daí a importância de termos cuidado e proteção as árvores. Através do toque sentiram a textura da árvore. Tentaram abraçar a arvore, mas como os braços eram pequeninos para o tronco, tiveram de se juntar, fazer uma roda com vários meninos e assim conseguiram abraçar a arvore.
Observaram ainda o limoeiro com um tronco mais macio e dos limões para fazer limonada.
Visualizaram um vídeo para perceber o papel natural da arvore na prevenção das inundações e poluições.
Avaliação/impacto
Aa crianças percebem que a árvore recebe a água da chuva e só libertam esta água muito devagar, assim a árvore tem um papel importante na prevenção de inundações. Outra função que descobriram da árvore que também filtra a água que absorve, tornando a mais limpa e boa para consumo.
Nesta avaliação final, concluíram ainda que a copa é grande, como um guarda chuva, assim quando chove, a água que passa entre os ramos cai mais devagar no chão.
Concluíram ainda que é importante cuidarem das árvores e da natureza, pois são nossas amigas e ajudam-nos a respirar melhor porque nos dão muito oxigénio.








