Objetivo
Ensinar e envolver todas as crianças e familares mais velhos mostrando a importância de aprender com as gerações mais velhas para que se consiga contruir um ecossistema mais resiliente e mais forte para as gerações futuras.
Número de participantes
22Descrição
As crianças de pré-escolar tiveram a oportunidade de explorar as cores da natureza e de realizar uma pequena ilustração de acordo com os objetivos pretendidos do projeto. Após observação de vários elementos naturais no exterior da instituição, em grande grupo conversamos sobre alguns aspetos fundamentais na Bioeconomia dos tempos atuais e de tempos passados. Como forma de aproximar as famílias da nossa comunidade escolar, realizámos um pequeno inquérito aos avós, tios e amigos das nossas crianças. Cada criança levou um inquérito para casa, onde tinham oportunidade de questionar as pessoas mais idosas relativamente aos hábitos e métodos de conservação utilizados em tempo que noa existia água canalizada e eletricidade em casa. Após a entrega dos inquéritos, as crianças elaboraram um cartaz informativo e realizámos uma pesquisa na internet para enriquecimento de aprendizagem do grupo.
Avaliação/impacto
A avaliação da atividade 3 consistiu nas questões colocadas no inquérito e na análise das respostas. Após verificar todas as questões, as crianças realizaram uma pesquisa na internet para visualizar toda a informação apresentada nas respostas. Esta atividade proposta pelos “The Global Action Days”, foi fundamental para abordarmos a importância da Bioeconomia nas nossas rotinas diárias/domesticas, na importância da sustentabilidade nos nossos hábitos diários e de conhecerem realidades que atualmente não estão presentes na nossa sociedade.
Questões colocadas no inquérito:
- Quais os métodos que usavam para conservar os alimentos?
- Quais eram os materiais naturais mais comuns utilizados na confeção dos alimentos para o dia a dia?
- Que tipo de práticas naturais utilizadas no passado ajudaram a entender as necessidades ocorridas em outros tempos em relação à preparação/armazenamento de refeições?
- Quais as refeições colocadas em prática em tempos passados?
- As plantas tinham algum uso específico? Eram apenas para preparar refeições ou também para ajudar em problemas de saúde?
- O que acham que podemos aprender com a nossa relação com a natureza no passado?


