Objetivo
Consciencializar os alunos para a problemática das alterações climáticas;
Analisar as atividades humanas que mais contribuem para as alterações climáticas;
Conhecer projetos inovadores que contribuem para a redução de carbono na natureza;
Refletir sobre práticas quotidianas pouco sustentáveis.
Número de participantes
17Descrição
Com a visualização e análise de um Episódio do Programa 15 | 25 sobre as alterações climáticas disponível na Opto (sic.pt) , procedeu-se à realização de uma ficha de análise do mesmo com orientação prática no quotidiano dos alunos:
Perante a visualização do episódio supracitado, responda ao seguinte:
- Retire uma frase mencionada por um dos jovens no momento inicial de apresentação do Programa.
- Porque é que as alterações climáticas são um problema global?
- Refira algum projeto que promova o combate às alterações climáticas que lhe tenha captado a atenção.
- Porque é que o setor da agricultura é um dos principais causadores das alterações climáticas?
- O que é o modelo económico linear no qual ainda vivemos? E qual o modelo que se pretende?
- Perante a afirmação “A natureza gosta de biodiversidade”, imagine-se envolvido numa manifestação em defesa do meio ambiente, e pense no que escreveria no seu cartaz. Nesse sentido, elabore uma máxima na folha A4 que lhe foi entregue e no final da realização desta ficha, quando a professora indicar, exponha a mesma.
- “Neste momento a indústria da moda é pior do que a indústria dos barcos e dos aviões juntas”, disse uma das jovens. Perante esta citação, analise o que tem vestido, consulte as etiquetas da sua roupa e descreva o país de origem das mesmas. Realize uma pequena reflexão sobre isso (máximo 5 linhas).
Avaliação/impacto
Todos os alunos procuraram realizar o pedido e escreveram uma máxima em defesa do ambiente como manifesto:
“Quanto mais verde, mais o planeta agradece!”;
“Precisamos de terra e a terra precisa de nós.”;
“Não nos podemos desleixar, vamos lutar e salvar o mundo”;
“A natureza fornece-nos oxigénio, não sejam egoístas ao matá-la!”;
“Refletir no Planeta.”;
“Digam não ao consumo supérfluo!”
“Responsabilidade pelo meio ambiente, para o melhor da vossa e da nossa geração!”;
“Queremos proteger as gerações futuras”;
“Plante mais para colher no futuro”;
“Mais plantas, menos luxos. Uma simples planta por pessoa pode salvar o mundo!”;
“Não se pode montar um quebra-cabeças com peças a faltar! Cuide da terra. Cuide da vida. Cuide da biodiversidade.”;
“Travão na poluição”;
“Não esperes pelos outros, contribui também.”;
“Vamos ajudar a proteger o que nos dá vida.”;
“A terra dá-nos tanto e em troca nós tiramos-lhe a vida.”
“Se queres viver, faz por isso! Por um planeta mais saudável.”;
“Não existe Planeta B!”;
Foi tirada uma fotografia final com a exposição das máximas ambientais pelos alunos.