Objetivo
-
- Desenvolver diferentes literacias;
- Promover o desenvolvimento da capacidade de aprender, base da aprendizagem ao longo da vida;
- Contribuir para que a comunidade escolar tenha a perceção de que exclusão e a desigualdade são incompatíveis com o conceito de equidade e democracia.
- Dotar a comunidade escolar de literacia cultural, científica e tecnológica que lhe permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia;
- Contribuir para a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis e conscientes de si próprios e do mundo que os rodeia;
- Contribuir para a formação de uma comunidade escolar capaz de pensar critica e autonomamente, criativa, com competência de trabalho colaborativo e capacidade de comunicação;
- Contribuir para a construção de um perfil de aluno que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta;
- Contribuir para a formação de alunos que valorizem o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático e que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social.
- Desenvolver competências de comunicação em língua portuguesa e inglesa
Número de participantes
272Descrição
Exposição constituída por 10 pósters sobre violência doméstica cujas vitimas eram mulheres. Os pósters retratavam situações reais. Esteve patente na Biblioteca Escolar durante 1 semana e foi trabalhada em contexto de sala de aula por diversas turmas.
Avaliação/impacto
O impacto foi grande. Os alunos ficaram chocados com o que viram e leram e esse choque alertou-os para um problema que encaravam com alguma indiferença.