Objetivo
Aumentar e Preservar a Biodiversidade local
Número de participantes
93Descrição
Foram criados 8 canteiros com flores e plantas autóctones, no recreio da escola/ Centro Social de Bairro, para aumentar e preservar os insetos polinizadores e aves.
Em Janeiro semeamos as plantas e em março plantamos nos canteiros.
O objetivo foi cumprido, porque os canteiros são visitados por aves, abelhas, vespas, moscas das flores e outros insetos que ainda não identificamos. temos dezenas de joaninhas que limpam os canteiros e pulgões.
As abelhas e vespas que causavam tanto medo e gritos de sustos, hoje são amadas e respeitadas. Sem medos e em silencio observam a sua labuta na recolha de pólen e nectar, observam e fotografam a polinização.
O canteiro da arruda e do funcho são habitados por lindas lagartas, que engordam dia a dia, até que desaparecem para se esconder na sua crisálida. Estamos à espera que nos visitem como lindas borboletas cauda – de – andorinha, ainda não aconteceu esta nova fase. Aguardamos impacientemente.
Todos os dias os alunos procuram novidades nos canteiros, utilizam lupas para os ajudar nas suas pesquisas. Aprendem a respeitar os insetos e a preservar o seu habitat, perceberam a importância da sua função e que é possível conviver com eles harmoniosamente.
Este ano foi dado um grande contributo na Regeneração da Biodiversidade do nosso recreio.
Avaliação/impacto
Excelente o empenho e interesse dos alunos nesta atividade. São uns excelentes cuidadores dos canteiros.