Cadernos para os mais novos | Notebooks for EY

Cadernos para os mais novos | Notebooks for EY

Objetivo

O objectivo da ação Notebooks for EY -Early Years (cadernos para os mais novos) tinha como principal objectivo explorar o tema da economia circular, exemplificando como o resíduo do 3ºano poderia ser um recurso para o Jardim de Infância.

Os alunos do 3º ano viam-se a braços com uma quantidade demasiado grande de papel de rascunho. Por outro lado, os alunos do Jardim de Infância (Early Years) precisavam cada vez de mais cadernos. Assim, foi proposto abordar o tema da economia circular, evidenciando a reutilização e a reciclagem de resíduos (papel de rascunho e restos de papel colorido) para criação de novos recursos (cadernos com capas coloridas).

Número de participantes

28

Descrição

Neste projeto, o papel de rascunho em excesso no 3ºano foi reutilizado para novos cadernos no Jardim de Infância, tendo os alunos ilustrado as capas com desenhos livres.

A turma do 3ºano costuma recolher, em caixa própria, o papel que pode ser reutilizado como rascunho. Nos últimos tempos, o papel de rascunho usado era inferior à quantidade de rascunho gerada. Assim, o papel de rascunho em excesso foi colocado de parte e cortado em formato A5. Depois, as lombadas do cadernos foram coladas com cola líquida e apertadas com prensas. De seguida, as capas foram feitas com papel colorido e cortadas com tesoura de lâmina recortada e ilustradas livremente. Por fim, as  lombadas e as capas foram coladas com cola quente.

Um diagrama do projecto foi exposto no painel do eco-escolas como um exemplo de Economia Circular.

Avaliação/impacto

O tema da economia circular (Atividade 3 – Climate Ready through Circular Economy) foi exemplificado numa lógica em que o resíduo de uns pode ser o recurso de outros. A turma do 3º ano explicou ao Jardim de Infância /Early Years como fizeram os cadernos, utilizando o termo “economia circular”. O impacte foi claramente positivo para ambos os anos. A professora explorou o tema dos 3R, o 3ºano libertou espaço na sala e criou um produto novo, e o Jardim de Infância ganhou cadernos novos.

A relevância desta iniciativa é maior ainda pela possibilidade de replicação no futuro. Julgamos, até, que nos casos em que se verifique um aumento significativo de papel de rascunho (usualmente, no final do ano lectivo), esta iniciativa pode envolver toda a comunidade escolar, incluindo professores.

Os cadernos também poderão ser vendidos por um valor simbólico, de forma a melhor materializar o conceito “novo recurso económico”. Uma matéria específica pode ser acrescentada, sob a forma de tema de ilustração das capas (neste caso, verificou-se a presença mais evidente do tema do 25 de Abril, pela proximidade da data).

Redbridge International School | Lisboa
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Publicado a

02/05/2024

Submeter um comentário