Objetivo
- Adquirir conhecimentos imprescindíveis para compreender as zonas costeiras e identificar e interpretar os fenómenos naturais e/ou antrópicos que intervêm no litoral;
- Caracterizar ambientalmente a faixa costeira: os seres vivos, os resíduos, as contaminações, as pressões naturais e antrópicas,…;
- Sensibilizar para a fragilidade dos ecossistemas do litoral, as causas de erosão e recuo da linha de costa e questões relacionadas com o ordenamento do território;
- Promover a Educação para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável dos Ecossistemas dependentes de água doce, de águas costeiras e de transição;
- Identificar e contabilizar resíduos causadores da poluição;
- Relacionar a poluição existente no areal e na água com a saúde pública;
- Avaliar o impacto nos sistemas respiratório, digestivo e tegumentar;
- Estimular a cidadania participativa e recolher informação de valor científico para intervenção junto dos principais decisores;
- Proporcionar o desenvolvimento pessoal, facilitando a sociabilidade;
- Propiciar uma relação de maior proximidade entre professores e alunos.
Número de participantes
89Descrição
Visita de estudo – Ericeira – Foz do Lizandro – Ribeira d’Ilhas
82 alunos (9º, 11º – curso geral e profissional – e 12º anos) e 7 professores (interdisciplinaridade Filosofia, Geografia A, Inglês, Biologia e Sistemas de Saúde (C. P. T. Auxiliar de Saúde) apreciaram o Centro de Interpretação do Surf da Ericeira , visitaram a vila da Ericeira , problematizando a sua evolução socio-económica e entrevistando, neste âmbito, locais e turistas, confraternizaram com um piquenique na Foz do Lizandro , onde , também, puderam avaliar os equipamentos e sinalização existente neste espaço para fomentar a recolha seletiva de resíduos e proteção do areal, monitorizaram a praia de Ribeira d’Ilhas , utilizando o questionário do Coastwatch e analisando o areal ao nível da poluição e resíduos
Avaliação/impacto
- Avaliação dos professores envolvidos : objetivos totalmente atingidos; a repetir nos próximos anos.
- Avaliação dos alunos: “adorei”, “uma das melhores visitas de estudo”, “aprendi imenso para o exame de geografia”, “nunca tinha vivido uma ida à praia deste modo, fez-me pensar!”, “apesar de não estar muito suja, o que recolhemos enquadra-se no que os professores nos falam em aula: linha de pesca, beatas, muitas tampinhas, palitos de chupa-chupas e de cotonetes, restos de sacos de plástico e de outros plásticos, e muitos pequeninos”; “eu nunca tinha visto um ouriço do mar “verdadeiro”.
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