Objetivo
A criação da Comissão do Desperdício Alimentar tem como principal objetivo reduzir o desperdício alimentar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Sensibilizar a comunidade escolar para o envolvimento de cada um em prol de um bem comum.
Reproduzir em casa os hábitos que se vão adquirindo na escola.
Número de participantes
25Descrição
A Comissão do Desperdício Alimentar é composta por representantes de todas as turmas, representante de funcionários, chefes de cozinha, coordenadoras Eco-escolas, representantes de docentes, coordenadores de curso.
Pretende-se refletir em conjunto para encontrar soluções para situações de desperdício alimentar que são identificadas na escola. Foi criado um Manual de Boas Práticas que vai sendo atualizado com os contributos e compromissos de cada um. Algumas ações já foram colocadas em curso, como as de sensibilização por meio de sinaléticas; pesagem do desperdício; identificação das causas do desperdício seguidas de propostas de resolução.
A Comissão é dinâmica, integrando novos elementos que substituem os que saem, da mesma forma que o Manual de Boas Práticas também nunca está terminado, sempre aberto a novas propostas e atualizações.
Avaliação/impacto
As ações colocadas em prática têm surtido efeitos muito positivos,por exemplo:
- há alunos que já não colocam papel/toalhete no tabuleiro;
- as pessoas que comem na cantina têm uma atitude mais responsável na quantidade e variedade de comida que levam no prato;
- existe o cuidado de comer tudo ou quase tudo do que se leva no prato;
- os alunos pensam em possibilidades de reaproveitar alimentos que estão a deteriorar-se (saladas compostas; sumos, etc)
- nas aulas práticas há o cuidado de ver se há alimentos com aproximação do fim de prazo de validade ou embalagens abertas para serem consumidas antes de abrir outra.