Controlo de espécies invasoras na Reserva Botânica de Monsanto

Controlo de espécies invasoras na Reserva Botânica de Monsanto

Objetivo

A ação de controlo de espécies invasoras na Reserva Botânica D. António Xavier Pereira Coutinho, no Parque Florestal de Monsanto integra o Plano de Ação do Programa Eco-escolas da Redbridge International School – Campo de Ourique, no âmbito do tema “Restauro de Ecossistemas”.

O objetivo é dar a conhecer os conceitos de espécie nativa,espécie exótica e espécie invasora, num contexto controlado (reserva botânica), evidenciando os efeitos negativos que a propagação de uma espécie invasora tem no desenvolvimento de espécies nativas.

A Reserva Botânica gerida pelo ISA contém exemplares únicos das espécies nativas, que são difíceis de observar. A identificação das espécies objeto desta ação como invasoras carece deste contexto. A mensagem passa por realçar que “Não há plantas más, mas…” algumas crescem tão rápido e no sítio errado, que criam desequilíbrios.

Número de participantes

24

Descrição

Em conjunto com o Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Território e o Núcleo de Espaços Verdes do Instituto Superior de Agronomia, os alunos de segundo ano da Redbridge International School procederam a uma ação de controlo de espécies invasoras na Reserva Botância do Parque Florestal de Monsanto.

A espécie invasora identificada foi a Chasmanthe aethiopica (espadanas). A ação começou com uma sessão informativa sobre o que são espécies nativas e exóticas e o que significa ser espécie invasora. De seguida, com as luvas de proteção e pequenas enxadinhas, os alunos dedicaram-se a remover as espadanas da zona demarcada, transportando-as para uma estação de “pesagem”. Foi utilizada como unidade de medida as caixas de fruta usadas pela cozinha. No total, estima-se que foram retiradas 20 caixas de espadanas, o que permitirá as espécies nativas de Monsanto cresceram mais facilmente.

A sessão decorreu no dia 14 de Março de 2025.

Avaliação/impacto

Os alunos foram capazes de identificar conceitos de espécies nativas, exóticas e invasoras e reter a mensagem de quenão há plantas más.

Quantitativamente, a remoção das 20 caixas de espadanas cumpriu a meta estabelecida.

Está prevista uma futura visita à Reserva Botânica para acompanhamento deste espaço.

Redbridge International School | Lisboa
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

07/05/2025

Submeter um comentário