Objetivo
Consciencializar os alunos e restante comunidade escolar da importância da floresta, ajudando-os a distinguir espécies autóctones de invasoras.
Sensibilizar para a recolha seletiva de papel, cartão e rolhas de cortiça.
Número de participantes
500Descrição
Após uma semana de sensibilização para a importância da floresta, com breve identificação de espécies autóctones e invasoras, os alunos e restante comunidade escolar foram desafiados a trazer para a escola materiais como papel, cartão e rolhas de cortiça como gesto simbólico da devolução de materiais que as florestas nos estão sempre a “emprestar”. Para este efeito foi utilizada uma estrutura metálica suspensa no átrio da escola, onde puderam ser penduradas frases alusivas à floresta, rolhas de cortiça, pequenos ramos de espécies autóctones, nomes de espécies autóctones e outros elementos fruto da imaginação e criatividade dos seus autores. Na base desta estrutura foi ao longo do dia 23 de novembro depositado o material trazido por cada um.
Avaliação/impacto
De uma forma geral a distinção entre espécies autóctones e invasoras foi novidade, pelo que toda a comunidade ficou mais enriquecida após esta atividade. Em termos de recolha seletiva o resultado já foi bem visível, pelo que foi considerado um primeiro passo na educação para a recolha seletiva da comunidade escolar.