Dia da Terra e Greve Climática Estudantil

Dia da Terra e Greve Climática Estudantil

Objetivo

Reconhecer as consequências dos “nossos” atos nas alterações climáticas.

Identificar medidas para alcançar um impacto ecológico, sustentável e positivo. 

Inspirar a comunidade educativa a adotar novos hábitos de vida, com ações concretas na concretização de um comportamento pró-ecológico.

Número de participantes

Toda a Escola

Descrição

No âmbito do Global Action Days 2021, a Escola promoveu atividades no Dia da Terra e no Dia da Greve Climática Estudantil (22 e 23 de abril de 2021, respetivamente).

Realizou-se Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra após visionamento de um vídeo, de acordo com proposta da Associação Fazedores da Mudança. Foram também realizadas atividades do Dia da Terra sugeridas pelo PNL – Ler+ (Atividade 1: Dá a tua voz! e Atividade 2: Como Alice!). Além disso, foram promovidas recolhas de tampinhas, rolhas de cortiça, pilhas e caricas, inseridas no Concurso Turma Super Eco, e de outros resíduos como lâmpadas, manuais… 

O Clube Europeu da Escola juntou-se ao Programa Eco-Escolas nestas atividades. Além disso, manifestou-se pelo Clima e deu ênfase ao tema da “promoção” do transporte ferroviário, como opção mais sustentável. 

No dia 23 realizou-se a primeira emissão da Rádio da Escola, que abordou, entre outros temas, estes dias.

Avaliação/impacto

As atividades promovidas, atendendo às turmas envolvidas e ao número de trabalhos realizados, tiveram um impacto muito positivo. Os alunos deixaram as suas mensagens em prol do Clima com vários cartazes, vídeos, slogans… A comunidade educativa teve acesso a este trabalho através da divulgação nas redes sociais (facebook) da Escola relativa ao Programa Eco-Escolas (https://www.facebook.com/EcoSophia.EcoEscolas) e ao Clube Europeu (https://www.facebook.com/ClubeEuropeuEscolaSophiaDeMelloBreyner/).

Escola básica Sophia de Mello Breyner | Vila Nova de Gaia
Ação Climática - Objetivo 13
Publicado a

30/04/2021

Submeter um comentário