Objetivo
Número de participantes
180Descrição
No início de cada período letivo, a Coordenadora Eco-Escolas reúne com o representante da Câmara Municipal de Évora no Conselho Eco-Escolas, (Engenheiro João Martins) que também nos apoia na manutenção da horta, para elaborar uma calendarização das principais atividades a desenvolver, de acordo com a sazonalidade (colheitas, sementeiras, plantações…). Em seguida, esta calendarização é divulgada em todas as turmas. Cada turma faz a sua inscrição numa ou em mais atividades, de acordo com os seus interesses e as planificações das várias disciplinas. Esta calendarização é depois afixada no painel eco-escolas. Nas inscrições, normalmente é tida em conta a articulação curricular e a diversificação de atividades realizadas por cada turma.
Para as atividades de rotina (regar, mondar as ervas, sachar…) é feita uma distribuição semanal, por turma, para o ano letivo e que também é afixada. A organização dos grupos dentro de cada turma é da responsabilidade do professor titular e dos alunos, em conselho de turma.
Avaliação/impacto
Devido às dimensões reduzidas da nossa horta, os produtos criados são em pequenas quantidades, pelo que não são postos à venda na comunidade educativa, sendo canalizados para o refeitório escolar ou doados aos alunos.
Através da dinamização da horta biológica, pretende-se incutir nos alunos o conhecimento das plantas, a forma como estas são cultivadas e os cuidados que devemos ter para a sua proteção e crescimento, de forma saudável e em harmonia com a Natureza.
Deste modo, através das atividades práticas regulares e orientadas, a horta biológica proporcionou aos alunos a oportunidade de:
– Conhecer o ciclo de vida de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita, recolha de sementes para fazer novas sementeiras nas épocas adequadas…) e compreender a importância de respeitar esse ciclo natural, sem recurso a produtos químicos.
– Conhecer plantas aromáticas, a sua importância e o seu papel na horta biológica e a sua utilização em culinária, nomeadamente na aromatização de pratos regionais, em chás e águas aromatizadas.
– Aprender técnicas de agricultura biológica.
– Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
– Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.