Objetivo
O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Esta actividade teve como objectivos:
– estimular os sentidos e oferecer diversas vitaminas necessárias para o corpo, como a D, obtida pela luz solar;
– desenvolver a motricidade e utilizar os diversos sentidos nas explorações, como, por exemplo, o tato (pisar descalço nas folhas do chão e tocar nas árvores) , a audição (escutar os chilrear dos passarinhos) e olfacto (cheirar as flores e as folhas);
– promover uma respiração profunda uma que vez possibilita um estado de relaxamento do corpo e da mente.
– aumentar a diversidade de micróbios e bactérias no organismo, estimulando o corpo a produzir anticorpos ao entrar em contacto com a terra e com os animais.
Número de participantes
20Descrição
Parte da turma do 5°3 “mergulhou” de forma relaxada na natureza do jardim da nossa escola e, durante 1 minuto, de olhos fechados, escutaram o som do chilrear dos melros-pretos, dos pombos e das lavandeiras. Quando abriram os olhos verbalizaram que estavam mais relaxados e conectados com a biodiversidade da natureza circundante. Outra parte da turma, optou por desenhar desfrutar, calmamente, da biodiversidade que os rodeava. E, ainda uma outra parte, optou por ler.
Avaliação/impacto
A actividade foi positiva na medida em que os alunos verbalizaram os seus sentimentos e reconheceram que, de facto, uma breve paragem na natureza é recompensador e relaxante. Todos prometeram voltar ao jardim e adoptar estas técnicas, particularmente, em dias mais agitados, na escola!