Objetivo
O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Esta actividade teve como objectivos:
– estimular os sentidos e oferecer diversas vitaminas necessárias para o corpo, como a D, obtida pela luz solar;
– desenvolver a motricidade e utilizar os diversos sentidos nas explorações da biodiversidade, através do tato (pisar descalço nas folhas do chão e tocar nas árvores) , da audição (escutar os chilrear dos passarinhos), do olfacto (cheirar as flores e as folhas) e da visão (capacidade de observar detalhes no espaço aberto);
– aumentar a diversidade de micróbios e bactérias no organismo, estimulando o corpo a produzir anticorpos ao entrar em contacto com a terra e com os animais.
– incitar/provocar a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas.
Número de participantes
21Descrição
A turma do 8º2 armou-se em “detectives da natureza” e durante uma aula de Ciências Naturais:
1°) Na sala de aula, visualizaram o vídeo sugerido Plant a Pollinator Garden | National Geographic https://www.youtube.com/watch?v=M76sB_YPoU0
2°) No jardim da escola, com o guia identificativo “Flores – Madeira” de L. O. Franquinho e A. da Costa nas mãos exploraram, tentando identificar, plantas nativas e exóticas.
Avaliação/impacto
A actividade foi muito positiva na medida em que os alunos conseguiram identificar que existem plantas nativas da Madeira (ex.: Til) e outras exóticas (ex.: bananeira-anã, a estrelícia e a giesta) no jardim da escola. Ficaram tão entusiasmados que gostaria de continuar a actividade e sugeriram a ideia de identificar todas as plantas!