Objetivo
Divulgar práticas a adotar, por toda a população, de modo a evitar mais danos no Planeta e consciencializar para a responsabilidade individual e urgência na alteração de hábitos e comportamentos.
Número de participantes
10Descrição
O Jardim de Infância de Quinta do Valongo (Agrupamento de Escolas de Mealhada) desenvolveu ações positivas pelo Ambiente na semana de 20 a 27 de setembro. No dia 26 a bandeira foi colocada a meia haste e no dia 27, todas as atividades ocorreram no exterior. De manhã os espaços da horta e jardim das aromáticas receberam muitos cuidados. Depois do almoço, desfilámos pela aldeia, até aos Eco-Pontos. Seguiu-se uma caça aos intrusos, no parque infantil. Descobrimos muito lixo no chão, um motivo de preocupação.
Vamos todos limpar. Damos o exemplo, para aprenderem a cuidar – este é o nosso compromisso!
É URGENTE alterar hábitos.
No dia 30, segunda feira, iniciou-se, em articulação com a escola do 1º ciclo da Pampilhosa do Botão e com outros três jardins-de-infância a Semana Polar. Assistimos a uma sessão com um cientista da equipa do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente sobre a vida dos pinguins e de outros animais na Antártida.
Sabemos que podemos ajudar estes animais se conseguirmos ensinar todas as pessoas a pararem de deitar plástico para o mar.
Ainda somos pequeninos mas já fazemos a diferença!
Avaliação/impacto
O impacto foi muito positivo devido à capacidade de envolvimento das crianças e ao interesse demonstrado por esta temática, tendo abrangido as famílias, o que permitiu troca de saberes e reflexão.