Objetivo
Comemoração do dia Eco-Escolas com a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde.
Divulgação do trabalho promovido pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.
Realização da Feira de São Martinho.
Número de participantes
Aproximadamente 500Descrição
No dia 8 de novembro, decorreu na Escola Básica de Toutosa a atividade Gobal Action Days, que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Dela constou a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, uma ação de sensibilização sobre a conservação da natureza e a biodiversidade e a Feira de São Martinho.
A Feira de São Martinho contou com a participação de todas as turmas, sob a orientação dos professores, e com o apoio dos encarregados de educação, tendo sido dada primazia aos produtos da terra. No recinto não faltaram pontos de recolha seletiva do lixo e o controlo atento da “Brigada Verde da Monitorização”.
Na ação de sensibilização, promovida pelos Serviços de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), foram divulgados os procedimentos e os equipamentos utilizados por este serviço na deteção e prevenção de incêndios e na captura e devolução ao seu habitat de animais em risco.
O Global Action Days culminou com a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, durante a qual foi entoado, por alunos do terceiro ciclo, o hino Eco-Escolas. Assim, celebramos o reconhecimento das boas práticas ecológicas da nossa escola com a atribuição da Bandeira Verde e, simultaneamente, reforçamos a motivação para continuarmos a dar o nosso pequeno contributo para a preservação do ambiente. Esta cerimónia contou com a presença do Dr. Artur Magalhães, membro do conselho Eco-Escolas, da direcção do Agrupamento, do Vice-Presidente e da Presidente e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
Avaliação/impacto
A atividade teve grande sucesso devido ao empenho e entusiasmo de todos.
Foi uma manhã muito profícua onde a cor verde prevaleceu, quer nas bancas da feira, quer no vestuário dos presentes.