Objetivo
O Projeto da Horta Urbana de Santo Tirso assenta na conceção de uma tipologia de espaço verde urbano de utilização coletiva que visa a valorização do “Quarteirão Cultural, Criativo e Tecnológico da Fábrica de Santo Tirso”.
A utilização dos talhões destinam-se à prática de agricultura sustentável, nomeadamente culturas hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, ornamentais ou comestíveis para autoconsumo e/ou para recreio e lazer do respetivo utilizador.
Número de participantes
38 lotes atribuídosDescrição
A área atualmente ocupada pela Horta Urbana servia de estaleiro para carros e depósitos de diferentes materiais e resíduos, localizando-se na Fábrica de Santo Thyrso, na margem esquerda do Rio Ave, cidade de Santo Tirso e integra a Parceria para a Regeneração Urbana (PRU), cujo programa de ação, foi aprovado pela ON2.
A Horta Urbana de Santo Tirso, de dimensão social, familiar, e recreativa, pretende criar condições para a prática de uma agricultura sustentável em contexto urbano, dando novo uso aos terrenos com aptidão agrícola. A Horta correspondente a uma área de 3 750,00m², de forma retangular estruturada por um conjunto de 60 talhões, que inclui uma área central / Zona do Abrigo, com 150,00m2, circundada por caminhos em saibro que promovem a ligação aos restantes espaços e sua envolvente.
Avaliação/impacto
Dos 60 talhões, com 32m2 cada um, 38 já foram atribuídos a munícipes. A utilização da Horta Urbana destina-se à prática de agricultura sustentável, nomeadamente culturas hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, ornamentais ou comestíveis, para autoconsumo e/ou recreio e lazer do respetivo utilizador.
A Câmara Municipal de Santo Tirso disponibiliza ainda aos utilizadores das Hortas Urbanas ações de formação relativas a agricultura sustentável, com temas como a planificação de uma horta, métodos de sementeira e plantação, calendário agrícola ou compostagem.