Objetivo
Esta interatividade pretendia ser uma ferramenta para as escolas parceiras do projeto Erasmus + KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education “Art for Heart´s Sake” fazerem um balanço das práticas adotadas ao nível da sustentabilidade ambiental com vista a delinear um plano que contribua para a sua melhoria.
Número de participantes
500Descrição
A interatividade aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus + KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education “Art for Heart´s Sake”, que envolve 6 escolas de diferentes países: Croácia, Espanha, Inglaterra, Letónia, Polónia e Portugal.
“Art for Heart’s Sake” é um projeto criativo ambicioso, que tem como objetivos primordiais promover a inclusão e a diversidade e reforçar o desenvolvimento de competências-chave através da participação nas artes criativas.
A Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, pela sua experiência enquanto Eco-Escola há 26 anos consecutivos, deverá garantir que a sustentabilidade ambiental é uma preocupação ao longo de todas as etapas do projeto e que mesmo contribuiu para uma melhoria das práticas adotadas pelas diversas escolas parceiras.
A interatividade foi desenvolvida de modo a promover a reflexão e avaliação das práticas adotadas e, simultaneamente, apresentar sugestões de ações que visam promover a diminuição da pegada ambiental do projeto, no sentido de atingir a neutralidade carbónica.
Avaliação/impacto
Com base na avaliação feita as escolas estão a elaborar um “Green-Code” que irá estar na base do desenvolvimento de todas as atividades realizadas durante o projeto.
Entretanto, já se verificaram alterações em algumas práticas resultado da avaliação realizada, nomeadamente:
- plantação de árvores para mitigar as emissões de carbono resultantes das deslocações;
- atividades de angariação de fundos para mitigar as emissões de carbono resultantes das deslocações;
- redução, ou mesmo eliminação, das louças descartáveis, usadas durante os encontros;
- utilização de garrafas de água reutilizáveis durante os encontros;
- reutilização da faixa identificativa do projeto, que foi elaborada em algodão, durante os vários encontros.