Impacte da introdução de espécies invasoras em Portugal!

Impacte da introdução de espécies invasoras em Portugal!

Objetivo

Participar no GAD – ação 5 –  Antecipar as alterações climáticas através da restauração dos ecossistemas.

Sensibilização sobre o impacte da introdução de espécies invasoras em Portugal.

Oportunidade de aprender o que são plantas invasoras e os impactos positivos ou negativos destas espécies para o ambiente.

Número de participantes

41

Descrição

Ação 5- Antecipar as alterações climáticas através da restauração dos ecossistemas
Os alunos do 8ºE e 8°F participaram, no dia 29 de abril, numa sessão de esclarecimento e sensibilização sobre o impacte da introdução de espécies invasoras em Portugal.
A restauração dos ecossistemas, ainda está longe de ser a desejável!!!
Desde as monoculturas de eucalipto, passando pelo “fogo verde” das acácias, pelas ervas das Pampas, que com as suas plumas ao vento, dispersarem sementes sem fim, pelos jacintos de água, que sem capivaras, se estendem em mantos à superfícies das águas, até às sigelas azedas e ervas da fortuna que proliferam pelo solo, são inúmeras as espécies que, apesar de bonitas, se tornam perigosas, por colocarem em risco o equilíbrio dos ecossistemas, a complexidade das teias alimentares e a biodiversidade autóctone.
Os alunos presentes puderam explorar os diferentes exemplares de espécies invasoras, trazidos pela Casa da Ciência de Braga, e conhecer formas de prevenção e de controlo destas espécies.
Plantando autóctones e eliminando/controlando as invasoras, estamos, individual ou coletivamente, a contribuir para a restauração dos ecossistemas, que neste caso, são os do nosso Portugal.
O EcoEscolas, agradece ainda, ao Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga por ter proporcionado, a cerca de 50 alunos, a oportunidade de receber na Escola de Gualtar a equipa fantástica da Casa da Ciência de Braga e com ela aprender a ser mais atento e próativo.

Avaliação/impacto

Em suma esta atividade  foi considerada muito interessante pelos alunos e também pelos professores presentes.

Os alunos revelaram todos muito interesse e motivação.

Será no entanto uma de muitas outras atividades que pretendemos promover no âmbito do Projeto Eco Escolas, pois a articulação com o Município de Braga e com a Casa da Ciência dá-nos uma oportunidade de fazer chegar aos nossos alunos ações de sensibilização tão importantes, como esta.

Escola Básica de Gualtar - Agrupamento Carlos Amarante | Braga
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

01/05/2024

Submeter um comentário