Inspirar e observar a “Natureza Viva” existente no recinto exterior da Escola Sede

Inspirar e observar a “Natureza Viva” existente no recinto exterior da Escola Sede

Objetivo

  • Descobrir espécies animais e vegetais existentes no recinto exterior da Escola sede, fazendo a sua identificação.
  • Sensibilizar para os procedimentos a ter quando se encontra inesperadamente um animal selvagem ou doente.
  • Sensibilizar para a importância de evitar os lixos nos solos e  as suas implicações diversas no mundo animal, vegetal, nos solos, água e nos humanos.

Número de participantes

77+ 6 agentes

Descrição

Um grupo de alunos do Clube do Eco Escolas fizeram uma exploração da vida animal e vegetal do recinto exterior da escola sede com a coordenadora do programa. Nele encontraram um ouriço e foi entregue por um transeunte uma coruja com uma pata partida na escola. Nesse passeio exploratório explicou-se os procedimentos a ter com os animais doentes e ou selvagens que se encontram inesperadamente.

Fez se também uma recolha de lixo e a sua separação em sacos diferenciados que foram depois colocados nos ecopontos e lixos devidos.

Quando da entrega dos animais doentes , foi pedida a colaboração do SEPNA para fazer uma ação de sensibilização no dia da TERRA sobre animais recuperados, selvagens ou em perigo. Ação essa que decorreu no dia 22 abril- dia da TERRA e dia do Eco escolas e em que devolveram ao habitat natural 8 recinto da escola) animais similares aos encontrados mas já recuperados.

Avaliação/impacto

Nestas ações o impacto é emocional e nas aprendizagens não possíveis de medir a curto prazo.

Contudo e à primeira impressão, tanto para os alunos do ensino pré escolar, como do 1º ciclo ( onde as ações incidiram) como nos mais velhos que encontraram os animais e recolheram o lixo o impacto foi muito bom pelo que deram a conhecer.

Escola Básica Aviador Brito Paes | Odemira
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

29/04/2022

Submeter um comentário