Objetivo
Promover a educação ambiental.
Perceber porque é que as plantas invasoras representam uma séria ameaça à biodiversidade.
Reconhecer o chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), a erva-das-pampas (Cortaderia selloana) e a mimosa (Acacia dealbata) como algumas das espécies invasoras que dominam paisagens, sufocando plantas nativas e alterando ecossistemas.
Reconhecer consequências graves da proliferação das espécies invasoras:
Diminuição da biodiversidade, da produtividade agrícola e florestal;
Alteração dos regimes do fogo.
Reconhecer que as invasoras são a 5ª causa, mundial, da perda da biodiversidade.
Número de participantes
190Descrição
No passado dia 18 de março, os alunos do 8.º ano participaram numa oficina de trabalho sobre espécies invasoras, exóticas e infestantes em Portugal. A sessão foi dinamizada pela cientista Doutora Ana Nunes, do Centro de Ecologia Funcional, a convite das professoras responsáveis do programa Eco-Escolas Carregado
Este evento decorreu na Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2025. Teve como objetivo sensibilizar para a importância do combate às invasões biológicas, promovendo ações e partilhas de conhecimento entre os alunos e a comunidade.”
” Os discentes ficaram a perceber que todos podemos fazer a diferença! Ao ajudar a mapear plantas invasoras através da plataforma Biodiversity4All/iNaturalist, contribuímos para a proteção do nosso património natural!
Durante as atividades desenvolvidas, como a identificação de espécies e de galhas produzidas pela introdução de invasoras super específicas de outras invasoras e, ainda, da compreensão de técnicas (o menos invasivas possível do ecossistema) como o descasque de troncos de mimosa, todos perceberam que é possível proteger a biodiversidade.
Uma das mensagens mais veiculadas foi que proteger a biodiversidade é um compromisso de todos!
Porque conhecer é o primeiro passo para atuar, juntos criaram o slogan:
” Espécies invasoras? Juntos podemos agir!”
Avaliação/impacto
O principal impacto foi a inscrição de mais de 80 alunos na próxima caminhada das brigadas do ambiente do programa Eco-Escolas Carregado, que se vai realizar no âmbito de uma saída de campo ao estuário do Tejo com a finalidade de fazer o reconhecimento e mapeamento de espécies invasoras no percurso entre a escola e o rio, no próximo dia 25 de março. Para aumentar visibilidade das suas descobertas irão inscrever-se na plataforma do Desafio ” COOP CORTAderia” para realizarem os 2 primeiros desafios propostos.



