Leitura dos dias I – ler a ÁGUA
Objetivo
Contribuir para a formação de alunos que sejam mais responsáveis e cidadãos ativos;
Motivar os alunos para a necessidade de agir pensando no outro e no bem comum;
Contribuir para o desenvolvimento sustentável como um desafio individual e coletivo;
Desenvolver competências no domínio do Ver, do Ouvir e do Ler para conhecer;
Apoiar o desenvolvimento curricular;
Desenvolver competências de literacia da informação;
Desenvolver competências de comunicação e expressão em língua materna e em língua estrangeira;
Promover o desenvolvimento de competências ao nível do saber estar e do saber fazer no planeta que é de todos.
Número de participantes
17 turmas; 22 professores
Descrição
No âmbito desta iniciativa as turmas desenvolveram as atividades a seguir elencadas:
- Criação e dinamização de um mural criado no Padlet onde cada aluno colocou recursos em diferentes formatos, para Ler a Água de Diversas formas in, https://padlet.com/filodelrio/leragua
- Roda de leitura expressiva a partir da obra “Pequenos corações verdes”
- Produção de uma canção a partir da obra “Pequenos corações verdes” para acompanhar com música; produção de uma carta/poema de sensibilização;
- Recriação da obra “Pequenos corações verdes” em linguagem não verbal;
- Roda de leitura expressiva de notícias e artigos selecionados pelos alunos alusivos à escassez de água potável;
- Roda de leitura expressiva a partir da obra “Pequenos corações verdes”;
- Leitura orientada da obra “Ulisses”;
- Elaboração e distribuição de mensagens de sensibilização para a preservação ambiental;
- Elaboração de slogans sobre a problemática da escassez de água potável para a exposição na BE;
- Visualização e análise de cartoons alusivos à escassez de água potável e problemas ambientais;
- Criação de um mural no PADLET com cartoons criticos de problemas do mundo contemporâneo, incluindo problemas associados à água. https://padlet.com/manuelascastro/cartoon
- Roda de leitura expressiva na BE de textos de tipo diverso sobre o tema ÁGUA. https://goo.gl/photos/2hibtuT2SY2SxF9o9
- Leitura e comentário de passagens do livro “1808” relativas à fuga da família real para o Brasil (incidentes durante a travessia do Oceano Atlântico);
- Visualização de um filme sobre a importância da água;
- Reflexão sobre o tema no plano individual e universal;
- Montagem de um aquário na sala de aula;
- Leitura de poemas sobre o tema, no livro: “Versos de Cacaracá”, de Manuel António Couto Viana;
- Leitura do Livro: “Lugares da Natureza”;
- Trabalhos de expressão escrita;
- Leitura da história: ”A gotinha Medrosa”.
- Apresentação das histórias ”A viagem da gotinha de água” e “ A gotinha medrosa”em PowerPoint
- Exploração do livro “A Água que bebemos”
|
Avaliação/impacto
A avaliar pela adesão à iniciativa poderemos concluir que ela interessou a vários professores que viram nela utilidade para desenvolver capacidades nos alunos e para abordar conteúdos disciplinares.
As atividades realizadas permitiram desenvolver descritores de desempenho que levam à consecução dos objetivos definidos.
Através do feedback dado pelos alunos e pelos professores poderemos dizer que a mensagem que queríamos que passasse passou efetivamente.